Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2001 - 05h06

Câmeras digitais ganham mais qualidade

Publicidade

da enviada especial a Nova York

As câmeras compareceram em peso à feira para mostrar que é possível conseguir excelentes resultados. Principalmente no mercado doméstico, onde o consumidor quer máquinas simples.

A Kodak fez um outdoor de proporções gigantescas na Broadway (distrito teatral de Nova York) para alardear seu novo sistema para imagem digital.
Lançou durante a PC Expo dois modelos de câmeras com resolução de 2,2 Mpixels. Até aí, nada de novo. O que atraía o público era a facilidade de transmitir as imagens para o computador.

Com uma base -que fica conectada por um fio ao micro- sobre a mesa, basta acoplar a câmera. Ao pressionar um botão, acende-se uma luz verde, que indica que as imagens estão rumando ao computador.

Abre-se a tela de um programa no monitor, e surge um miniálbum com as imagens em tamanho pequeno (thumbnails). Para o leigo, esse novo recurso é uma mão na roda, pois dispensa configurações. Além disso, a base serve para recarregar a bateria da câmera digital. Serve ainda como local para guardar a máquina, deixando-a sempre à mão.

São dois modelos: um faz filminhos de vídeo e, com a estação, custa US$ 459 no site da empresa. O outro modelo é mais simples. Ambos vêm com memória interna de 8 Mbytes, mas somente o primeiro tem slot para receber cartões do tipo CompactFlash para expandir a memória.

A Nikon também apostou no usuário final. A Coolpix 775 (US$ 449) tem dimensões pequenas, resolução de 2,14 Mpixels e zoom óptico de 3x. Com sensor CCD de 2,14 Mpixels, a câmera tem um atrativo diferente: um botão do lado do visor LCD permite enviar a fotografia para o site NikonNet.

Depois de conectar o cabo USB ao computador, é necessário pressionar o botão, e as fotos são transmitidas ao site, dispensando a instalação de programa para editar as imagens.

A Coolpix também vem com apenas um cartão de 8 Mbytes de memória.

Leia mais:
PC Expo mostra máquinas pequenas e velozes
Micros de mão roubaram a cena na feira
Micro vestível reconhece a voz
Portátil perde peso e ganha chip econômico
eBookman custa menos e tem som
Empresa casa celular e palmtop
Crescem opções para armazenar dados
Sistemas sem fio despontam na feira
Monitor e teclado perdem os fios
Câmeras digitais ganham mais qualidade
Resolução chega a 4 megapixels
Chegam novos modelos de cartões
Sai novo rastreador de GPS para notebooks
Palmtop será controlado por movimento
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página