Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2001 - 18h03

"Falha de hardware" deixou MSN Messenger fora do ar por três dias

Publicidade

da Reuters, em Seattle (EUA)

A Microsoft revelou hoje que uma "falha de hardware" deixou o serviço de mensagens instantâneas MSN Messenger fora do ar por três dias. Segundo a empresa, cerca de um terço dos 30 milhões de usuários do soft no mundo ficaram fora da rede durante o período.

Os usuários reportaram na quarta-feira os primeiros problemas com o serviço, que permite aos internautas trocar textos curtos em tempo real na internet.

A companhia atualizou o serviço na sexta-feira. A gerente de produto da MSN, Sarah Lefko, atribuiu a interrupção do serviço a uma "falha de hardware" e disse que a empresa está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível.

O sumiço das listas de amigos não significavam a perda das chamadas "budy lists". Elas apenas estão indisponíveis e vão reaparecer quando o serviço for restaurado, disse Lefko.

Em comunicado, o vice-presidente do MSN Richard Bray disse que espera restaurar completamente o serviço até o final do dia. "Até lá, alguns consumidores podem continuar a experimentar a impossibilidade de se logar no MSN Messenger", disse.

A interrupção do MSN Messenger é a maior ocorrida no produto desde janeiro, quando um erro técnico cortou o acesso a parte dos serviços oferecidos pela Microsoft na internet, como o e-mail gratuito Hotmail e o acesso a portais MSN.

O problema é constrangedor para a empresa, que luta para colocar em prática sua estratégia .NET, que prevê a integração de todos os seus produtos na web, já que parte do projeto inclui o comunicador instantâneo.

"O assunto aqui, é claro, é que é um produto de comunicação, e há muito pouca tolerância para a interrupção de produtos de comunicação. Isso destrói a confiança no produto", disse Rob Enderle, analista de tecnologia da consultoria Giga Information Group.

Aposta no XP

A Microsoft está colocando o comunicador instantâneo como uma parte importante do novo sistema operacional Windows XP, que será lançado no segundo semestre. O Windows XP virá com um novo aplicativo chamado Windows Messenger, que incluirá videoconferência em tempo real, entre outras coisas.

A Microsoft aposta no novo produto para brigar com a concorrente AOL Time Warner no setor de comunicadores instantâneos. A AOL domina a área, uma das aplicações de mais rápido crescimento na internet, sobretudo entre adolescentes, e diz ter mais de 100 milhões de usuários registrados ao redor do mundo.

Como os softwares para comunicação instantânea são relativamente fáceis de baixar da rede e de instalar, a continuidade dos problemas no produto da Microsoft poderia levar os usuários a adotar sistemas rivais, como o da AOL e do Yahoo, disse Enderle.

"Se isso (o problema no MSN Messenger) demorar muito tempo, poderia matar a iniciativa do comunicador instantâneo da Microsoft, porque as pessoas irão se lembrar disso", completou o analista.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página