Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2010 - 02h46

EUA farão queixa formal à China por ciberataque ao Google

Publicidade

da Efe, em Washington

O governo dos EUA promete interpor uma queixa formal na próxima semana, por via diplomática, perante o governo chinês pelo ciberataque dirigido a contas de e-mail do Google, informou nesta sexta-feira (15) o porta-voz do departamento de Estado, Philip Crowley, em declarações à imprensa.

Na queixa, o governo americano expressará sua preocupação pelo incidente e solicitará informações sobre o ciberataque, assim como uma resposta da China sobre o que pretende fazer a respeito da denúncia do Google.

A decisão dos EUA acontece depois de um pedido de explicações, na quinta-feira passada, a funcionários chineses da embaixada da China em Washington.

"Queríamos e precisávamos falar com os funcionários chineses sobre este ciberataque", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em uma entrevista coletiva.

Ele disse também que os EUA apoiam os esforços do Google por operar seu buscador sem censuras na China.

Na terça-feira (12), o Google ameaçou encerrar suas operações na China após descobrir que contas de e-mail de ativistas em direitos humanos foram invadidas.

Em seu blog oficial, a companhia afirmou que detectou um "ataque altamente sofisticado na infraestrutura da nossa corporação, originado da China".

Ainda de acordo com a empresa, investigações posteriores indicaram que "pontos primários de ataques acessaram as contas de Gmail de ativistas em direitos humanos chineses".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página