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13/07/2001 - 12h08

Microsoft pode dividir em dois o mundo da música digital

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da Agência Lusa

A gigante da informática Microsoft vai entrar no negócio da música digital no final de setembro através de uma aliança com a Vivendi Universal e a Sony. O preço do serviço ainda é desconhecido, mas a concorrência com o MusicNet, da AOL e da RealNetworks, pode dividir em dois o mundo da música digital.

Aproveitando o vazio deixado pelo Napster, esta aliança supõe uma associação da Microsoft com a Pressplay, um serviço de música via internet da Vivendi Universal e pela Sony Music Entertainment.

Mediante este serviço, a Microsoft vai poder distribuir música através da sua rede MSN (Microsoft Network), que conta com cerca de cinco milhões de assinantes.

O MusicNet, formado pela aliança entre AOL Time Warner, RealNetworks, Bertelsmann BMG e EMI em abril passado, tem os direitos das canções de Madonna, Mariah Carey ou Janet Jackson, enquanto a Pressplay vai poder distribuir a música dos U2, Jennifer Lopez ou Bob Dylan.

A questão que se levanta é exatamente a pulverização das músicas por vários serviços. Se você for assinante do MusicNet, por exemplo, e quiser uma música do U2, terá de recorrer a outro serviço, o que não acontece com o Napster e com programas similares.

De qualquer forma, a entrada da Microsoft neste mercado demonstra que o setor da música digital se converteu num trunfo para atrair assinantes. Mas a fuga também é prevista por muitos analistas, já que o Napster provou que o download gratuito de músicas é o que atrai, e não a compra dessas músicas.

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