Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2001 - 18h36

Veja dicas para rastrear e evitar ataque de hackers na internet

Publicidade

Pergunta:
Gostaria de saber como detectar qualquer tipo de invasão por hackers.
Ronaldo
(ronaldo_bad@hotmail.com)

FERNANDO NEMEC
da Folha Online

Já passou o tempo em que segurança de dados era motivo de preocupação apenas de profissionais de tecnologia da informação. Hoje em dia são necessárias algumas precauções para garantir privacidade e evitar transtornos.

Evidentemente, detectar a ação de um vírus ou uma tentativa de invasão com comandos do DOS, requer conhecimento técnico sobre TCP/IP (protocolo padrão da internet). Um meio mais fácil para fazer isso é instalar o programa Xobobus, que alerta o usuário sobre tentativas de invasão.

O Xobobus roda em plataforma Windows e pode ser copiado do site do desenvolvedor: www.xobobus.com.br/main.htm.

De qualquer forma, é melhor prevenir eventos desagradáveis como esses com algumas dicas úteis.

Não abra anexos de e-mail, exceto imagens. Alguns leitores podem achar que esse cuidado é exagerado demais. Talvez até seja, mas com certeza poupa muita dor de cabeça. Desnecessário dizer que programas copiados pela internet são tão perigosos quanto os anexos.

O e-mail é o principal mecanismo para disseminar programas maliciosos chamados "cavalos de Tróia". Esse tipo de programa abre brechas de segurança na máquina e, antes que o usuário se dê conta, a privacidade dos seus dados já se foi, incluindo senhas e informações confidenciais.

Se for realmente necessário abrir algum anexo de e-mail que não seja uma imagem, certifique-se que o anexo esteja "limpo" usando um antivírus atualizado.

Confirme com o remetente o recebimento do anexo também, pois uma vez que as pragas infectam um computador, normalmente elas se disseminam automaticamente, sem o conhecimento do remetente.

Mantenha o sistema operacional atualizado. Se o sistema operacional for qualquer versão do Windows, acesse windowsupdate.microsoft.com e instale os pacotes de atualização crítica disponíveis. Muitas brechas de segurança são causadas por falhas de software que podem ser resolvidas com atualizações constantes.

Se possível, tenha uma versão atualizada de um bom antivírus. Existem muitas opções no mercado e a maioria deles oferece proteção contra cavalos de Tróia e outras formas de ataque.

E por fim, se houver alguma suspeita, desligue o computador e chame um profissional técnico. Em casos como esse ainda é melhor perder algumas horas de trabalho do que colocar em xeque a segurança do seu micro.

Fernando Nemec, 23, é coordenador de webmasters da Folha Online e programador inveterado. Escreve para Informática Online quando não está programando.

Dúvidas? Tire as suas em Dicas & Truques

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página