Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2010 - 13h52

Licitação que ampliará acesso à tecnologia 3G deve acontecer até julho, afirma Anatel

Publicidade

SOFIA FERNANDES
colaboração para a Folha Online, em Brasília

A licitação da Banda H, faixa de frequência destinada à tecnologia 3G, deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2010, afirmou nesta quinta-feira Nelson Takayanagi, gerente-geral de Comunicações Pessoais Terrestres da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Takayanagi coordenou hoje audiência pública para tratar do edital do leilão da Banda H e de sobras e extensões de outras frequências ainda não licitadas. O diretor afirmou que a expectativa da agência é de que entre uma a três operadoras participem da licitação.

O objetivo do leilão é colocar à disposição mais espaço no espectro radiofônico voltado para a tecnologia 3G, que permite tráfego de voz e dados. Com o leilão, a Anatel pretende aumentar o acesso à tecnologia em mais localidades no país.

A empresa Nextel é uma das maiores interessadas no leilão. "Nós vamos entrar para ganhar", disse Alfredo Ferrari, vice-presidente da empresa, confirmando a estratégia da operadora de entrar como um quinto ator no mercado de tecnologia 3G no Brasil, ao lado das empresas Claro, Oi, TIM e Vivo.

No texto que está em consulta pública até o dia 22 de fevereiro sobre o leilão da Banda H, a Anatel impede as operadoras que estão no mercado de participar do certame. É uma forma de dar espaço para outras operadoras e diminuir a concentração do mercado.

Além da Nextel, outras possíveis interessadas no leilão são a CTBC e Sercomtel, que estão livres para adquirir licenças de todas as 15 áreas previstas no edital, a GVT e outras companhias japonesas, com restrições de algumas áreas.

O leilão só será marcado após o fim da consulta pública e depois que a Anatel negociar com o TCU (Tribunal de Contas da União) o preço mínimo do leilão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página