Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2001 - 16h57

Vírus Sircam se espalha e pode acabar com o micro

Publicidade

da Folha Online

Uma praga virtual que há dois dias parecia inofensiva já se espalhou pela internet e fez com que as fabricante de antivírus emitissem alertas de risco máximo. Seu nome: Sircam. Seus efeitos: a destruição total dos dados do micro da vítima, além da distribuição em alta velocidade pela web.

O Sircam usa o Outlook Express e sua lista de endereços para se espalhar. Uma vez que ele infecta a máquina, ele trata de anexar documentos da vítima nos e-mails que envia para outros alvos. Isso compromete a privacidade do internauta que pegou o vírus, já que qualquer arquivo pessoal pode circular na internet.

Além disso, a praga virtual apaga todo o conteúdo do disco rígido no dia 16 de outubro e pode causar lentidão e travamentos, já que adiciona novas linhas de texto ao arquivo C:\RECYCLED\SIRCAM.SYS cada vez que o micro é ligado.

Para se disfarçar melhor, o Sircam chega com um e-mail cujo título varia de acordo com o nome do arquivo "roubado" do disco rígido da vítima. Segundo as fabricantes de antivírus, o corpo da mensagem também pode variar, mas sempre contém algumas características. Confira:

Versão do vírus em espanhol:
Hola como estas ?
Nos vemos pronto, gracias.


Versão do vírus em inglês:
Hi! How are you?
See you later. Thanks


Entre essas duas frases, podem aparecer sentenças variadas. De acordo com o laboratório antivírus da Symantec, fabricante do Norton Antivirus, essas frases podem ser as seguintes:

Versão do vírus em espanhol:
Te mando este archivo para que me des tu punto de vista
Espero me puedas ayudar con el archivo que te mando
Espero te guste este archivo que te mando
Este es el archivo con la información que me pediste


Versão do vírus em inglês:
I send you this file in order to have your advice
I hope you can help me with this file that I send
I hope you like the file that I sendo you
This is the file with the information that you ask for


O anexo que, se executado, contamina o computador, geralmente tem a extensão .DOC.COM. Os arquivos .COM são executáveis do sistema operacional, que descarregam a praga virtual no micro da vítima.

Internautas que recebam mensagens com essas características devem imediatamente apagar a mensagem, sem repassá-la para ninguém. O e-mail deve também ser excluído da pasta Itens excluídos do Outlook.

Também segundo a Symantec, que classificou o vírus como de alto risco, basta atualizar o antivírus para retirar a praga virtual do computador, caso ele tenha sido contaminado.

Leia mais sobre vírus em Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página