Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2010 - 08h01

Elite brasileira quer mais smartphones no mercado

Publicidade

ALEXANDRE ORRICO
da Folha de S.Paulo

Celulares inteligentes bacaninhas e repletos de funções, como tocar músicas, gerenciar redes sociais e jogar games, estão no radar da elite brasileira conectada. Pelo menos metade desse sofisticado público quer --ou vai-- comprar um smartphone nos próximos 12 meses.

Isso, pelo menos, é o que revela a pesquisa The Elite Consumers, do Ibope Media, feita com pessoas de 20 a 64 anos, que representam o top 5% em nível socioeconômico e que acessaram a internet nos últimos três meses.

Russel A. Daniels -10.nov.09/AP
Celulares repletos de funções, como tocar músicas, gerenciar redes sociais e jogar games, estão no radar da elite brasileira conectada
Celulares repletos de funções, como tocar músicas, gerenciar redes sociais e jogar games, estão no radar da elite brasileira

Mas nem só de elite vive o mundo dos celulares (em geral, não apenas os inteligentes). A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou, neste mês, que o país tem 175,6 milhões de aparelhos em operação -o que dá uma média de 88 telefones móveis para cada grupo de 100 habitantes.

"Em 2009, tivemos uma média de 2 milhões de novos telefones celulares por mês. Desse número, cerca de 300 mil são smartphones" afirma o gerente-geral de Comunicações Pessoais Terrestres da Anatel, Nelson Takayanagi. "E a tendência é eles fiquem mais baratos. A tecnologia está ficando cada vez mais acessível", completa o gerente.

No total, o número de celulares em operação no Brasil em 2009 superou em 15% o número do ano anterior.

Mercado brasileiro

A Vivo continua sendo a operadora de celular com a maior quantidade de clientes, com 29,87% do mercado. Na sequência, estão a Claro (25,52%), a Oi (23,63%) e a TIM (20,61%).

A finlandesa Nokia lidera no ranking dos fabricantes, abocanhando uma fatia de 32,9% do mercado. A LG Electronics tem 25,8% de participação, a Samsung aparece no ranking com 20,3% e, em quarto lugar, fica a Motorola, que abocanha 10,3% do mercado.

No mundo

Cerca de 41 milhões de smartphones foram vendidos em todo o mundo no terceiro trimestre de 2009, o que responde a um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2008.

A informação é da consultoria Gartner, especializada em tecnologia, que aposta no crescimento das vendas de smartphones também neste ano.

Ainda segundo o levantamento, o mercado geral de celulares ficou estável: cresceu só 0,1% acima do registrado em 2008, com 308,9 milhões de unidades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página