Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2001 - 17h49

Congresso Fenasoft discute uso de impressão digital na internet

Publicidade

LEONARDO MEDEIROS
da Folha Online

Imagine acessar a conta do banco, o provedor de internet ou o e-mail sem a necessidade de decorar senhas, mas com sua impressão digital. O que parece ficção científica está mais próximo da realidade, segundo mostrou Marcelo Ayres Branquinho, da Intersix, em palestra no Congresso Fenasoft.

O especialista falou, na manhã de hoje, sobre o uso da biometria na internet. Segundo ele, diversas empresas já desenvolvem sistemas que usam a impressão digital, íris, geometria da mão ou reconhecimento da voz para permitir o acesso a serviços da web.

Segundo o especialista, o sistema mais utilizado e de melhor resultado atualmente é o reconhecimento por impressão digital. Branquinho explica que o computador faz um mapeamento cartesiano da impressão e identifica pontos específicos.

Quando o usuário solicita acesso a um site, por exemplo, a máquina faz uma comparação entre a impressão apresentada e um arquivo armazenado. Se as imagens baterem, o acesso está liberado.

Mas existe um problema técnico no sistema. "A poeira, o suor ou o modo como se posiciona o dedo no equipamento impedem que a identificação seja perfeita", explica Branquinho. Segundo ele, isso torna necessário trabalhar com uma margem de segurança reduzida, o que pode afrouxar a segurança.

Mesmo assim, segundo o especialista, o método é muito eficiente, e a possibilidade de duas pessoas possuírem impressões iguais é de uma em um bilhão.

Entre outras características físicas que estão sendo utilizadas em sistemas de identificação estão a geometria da orelha, o sistema vascular, o odor, a salinidade do corpo e o DNA.

Segurança on-line

Durante o Congresso Fenasoft 2001 —que acontece até o dia 3 de agosto no Palácio de Convenções—, outro tema de destaque foi segurança de informações de acordo com a ótica empresarial.

'Segurança de rede não é só evitar invasões de hackers. Está relacionado à minimização de custos e maximização da produtividade', afirma Ângelo Sebastião Zanini, da SCUA Information Security.

Na visão do especialista, um item fundamental para a questão da segurança é o gerenciamento.

"É preciso ficar atento a algumas ações aparentemente simples, como trocar um papel de parede ou fazer downloads de música. Isso pode fazer, por exemplo, com que a velocidade da máquina fique mais lenta e o usuário produza menos."

Para tentar aproveitar os últimos dias de Congresso, confira o especial Fenasoft 2001 da Folha Online. Visite o canal Congresso e veja como se inscrever. No site também existe a grade horária com o tema e os palestrantes.

Leia mais notícias sobre a Fenasoft 2001

  • Veja e imprima o mapa da feira

  • Saiba como chegar ao Anhembi

  • Conheça as belas modelos da Fenasoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade