Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2000 - 05h45

Privacidade é discussão mundial

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Vários tópicos têm alimentado a discussão sobre privacidade eletrônica na Europa e nos Estados Unidos.

Congressistas e advogados discutem até que ponto a privacidade dos internautas pode estar ameaçada por iniciativas de espionagem governamental e por sistemas de monitoramento.

No início de julho, a França decidiu investigar a possível existência do Echelon, sistema de interceptação de e-mails, telefonemas e fax internacionais que teria sido desenvolvido pela Inglaterra e pelos EUA a partir da Segunda Guerra Mundial.

Logo em seguida, o FBI (agência de investigação do governo americano) admitiu ter construído um programa para monitoramento e interceptação de e-mails, o Carnivore, que pode ser conectado aos sistemas dos provedores de acesso à Internet.

Na Inglaterra, o governo tenta aprovar uma lei que permita o grampo em comunicações eletrônicas sem mandado judicial. A lei está sendo discutida no Parlamento inglês e, se for aprovada, entrará em vigor no final do ano.

A pressão contra a utilização abusiva de cookies (arquivos que são enviados por sites e podem ser utilizados para monitorar a navegação na Internet) também aumenta após a descoberta de que o governo dos EUA utilizava cookies em alguns de seus sites.

Após protestos de grupos que defendem a privacidade na rede, a Casa Branca desativou o recurso.

Clique aqui para ler mais sobre a Fenasoft na Folha Online.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página