Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2001 - 08h54

Anatel estimula competição no mercado de telecomunicações

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online

O mercado de telecomunicação multimídia, que envolve a transmissão de dados, vídeo, áudio, voz, imagens, textos em alta velocidade e a internet, ficará mais competitivo segundo o conselheiro da Anatel, Antônio Carlos Valente.

Ele divulgou hoje o regulamento para a prestação dos serviços que será publicado na próxima semana no "Diário Oficial" da União. Segundo Valente, com o regulamento, a Agência está "criando novas alternativas para a utilização de infra-estrutura existente", aumentando a competição e reduzindo os custos na prestação desses serviços.

O regulamento aprovado pelo Conselho Diretor permite a libera a prestação de serviços, que eram exclusividade das redes corporativas, para as pessoas físicas. Valente explicou que essas empresas que já possuem autorização para a prestação dos serviços para as empresas poderão expandir sua atuação, oferecendo, por exemplo serviços de acesso à internet de alta velocidade.

Com a regulamentação, as operadoras de TV a cabo, por exemplo, estarão liberadas para prestarem o serviço multimídia não só para seus assinantes, mas para qualquer outro usuário. Desta forma, os cabos existentes para a transmissão de TV por assinatura poderão ser utilizados também para os serviços de multimídia.

Valente informou que até hoje a Anatel já autorizou mais de 250 empresas a prestarem serviços de rede ou circuito especializado. Elas poderão migrar para o serviço multimídia e as novas licenças, liberadas a partir de agora, serão diretamente para o novo serviço.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página