Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2001 - 12h46

Grupo revela vulnerabilidade de tecnologia sem fio Wi-Fi

Publicidade

da Reuters, em Nova York (EUA)

O grupo Wireless Ethernet Compatibility Alliance (Weca) revelou uma vulnerabilidade de segurança do Wi-Fi, um padrão de comunicação sem fio também conhecido como 802.11b.

Segundo o grupo, o nível de criptografia usado no sistema pode ser quebrado por hackers que queiram interceptar os dados que são transmitidos entre os computadores.

Outras vulnerabilidades da tecnologia já haviam sido apontadas. Mas, de acordo com o Weca, a falha descoberta agora é mais séria, pois permite uma invasão menos trabalhosa e que pode ser concluída em pouco tempo.

Explorando a falha, um hacker pode descobrir a "chave secreta" usada na criptografia dos dados antes que eles sejam enviados. Para evitar o problema, o Weca pede que os usuários do padrão usem níveis mais complexos e seguros de criptografia.

"As empresas que armazenam e enviam dados que possam interessar a algum hacker devem se precaver e usar outras formas de proteção de sua rede", afirmou David Cohen, principal executivo do Weca, grupo que promove o padrão Wi-Fi.

A tecnologia, desenvolvida e apoiada por empresas como Intel e Cisco Systems, não é usada apenas em escritórios. Ela está presente em aeroportos, hotéis e outros locais de acesso público. O Wi-Fi é usado para ligar uma série de equipamentos sem o uso de fios e também permite o acesso à internet.

O estudo completo sobre a falha de segurança do sistema — escrito por Scott Fluhrer, da Cisco, e por Itsik Mantin e Adi Shamir, do Instituto Weizmann de Israel — será apresentado no oitavo seminário sobre usos de criptografia, que acontece em Toronto (Canadá), nos dias 16 e 17 de agosto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página