Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2001 - 15h57

Sucessor do CD terá o tamanho de uma moeda

Publicidade

da Folha Online

Um novo disco que pode carregar até 500 Mbytes de dados promete substituir o atual CD (Compact Disc). Com capacidade semelhante, mas quatro vezes menor que um CD, o DataPlay será lançado até o fim do ano.

Produto de uma parceria entre as empresas InterTrust e Data Play, o novo disco pode carregar o equivalente a 11 horas de músicas no formato MP3, 160 fotos de alta resolução ou duas horas de vídeo MPEG 4.

O DataPlay deve chegar ao mercado até dezembro por US$ 5 a unidade. Em pacote de cinco unidades virgens, o disco custará US$ 12.

Empresas fabricantes de aparelhos eletrônicos, incluindo a Samsung e Toshiba, já possuem licença para desenvolver aparelhos compatíveis com o DataPlay.

Antipirataria

O novo dispositivo é uma esperança para as empresas de mídia cansadas da batalha contra a pirataria digital, já que a InterTrust produz software contra cópias ilegais. Grandes gravadoras a exemplo da Universal, EMI e BMG já estão planejando lançar álbuns no novo formato.

"Um padrão para proteger as músicas de um disco é essencial para criar o sucessor do CD", disse Talal Shamoon, da área de desenvolvimento de negócios da InterTrust.

A empresa desenvolveu para a plataforma DataPlay uma versão especial de seu programa Right PD, um "empacotador" de dados que impede a cópia do conteúdo do disco.

Segundo a InterTrust, também estão sendo criados plug-ins para ouvir música no PC, o que permitiria importar músicas do disco e também ter acesso a outros recursos, que ficam seguros dentro do DataPlay.

Música Digital Leia mais e veja como pegar MP3
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página