Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2001 - 03h28

Internet ampliou o uso do micro

Publicidade

da Folha de S. Paulo

A internet, que nasceu em plena Guerra Fria, transformou-se, em 1995, na grande coqueluche da informática, rendendo até hoje muitos dividendos.
Isso porque a rede mundial de computadores catapultou ainda mais o computador pessoal.

Em 1995, o acesso aos computadores já era feito por programas com ícones ("Windows" e "Mac OS"). Nesse mesmo ano, a Netscape lançava uma versão de um programa de navegação para abrir páginas pela rede. O neo-internauta não precisava mais dar comandos complicados para enviar e receber e-mails e já podia ver sites com alguns recursos de som e vídeo.

Ou seja, a internet ampliou o uso do computador pessoal, uma vez que ele estava restrito a edição de textos, cálculos, desenhos e consultas a CDs de referência.

A partir de 1995, com a popularização da rede mundial, a indústria de informática apostou na miniaturização de suas máquinas. Criou micros de mão com maior poder de processamento. Exemplo: hoje há palmtops que conseguem acessar a rede mundial com 8 Mbytes de memória. Outros modelos com maior capacidade gráfica têm 32 Mbytes de memória.

Até a virada do ano 2000, a internet saiu do micro de mesa e foi parar na televisão, ampliando, portanto, seu uso. Com algumas limitações de recursos, a família começou a acessar informações de sites e a checar e-mails da TV.

Com micros mais poderosos, como o Pentium 4, o internauta pode baixar filmes inteiros e coleções de músicas, ao mesmo tempo em que os executa em seu PC.

Hoje se estima que 400 milhões de pessoas no planeta acessem a internet por algum tipo de computador. Prova dessa popularização é o número de PCs espalhados, segundo a IBM: 500 milhões.

Leia mais:

  • Conheça a história do computador pessoal

  • PC faz 20 anos no dia 12 de agosto

  • Veja linha do tempo com os 20 anos do PC

  • História inclui fracassos

  • Internet ampliou o uso do micro

  • Microsoft só decolou com a criação do PC

  • "Micro mudou a forma de fazer negócios"

  • Artigo: Os cinco sentidos do micro


  • Tutoriais Veja mais na seção Dicas & Truques
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade