Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2001 - 03h36

Microsoft abrasileira "MSN Explorer"

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Na semana passada, a Microsoft deu mais uma tacada na tentativa de conquistar o internauta brasileiro: lançou a versão para o país de seu "MSN Explorer", navegador de internet que integra os serviços on-line da principal empresa de software do mundo.

Quando lançado ao público, em setembro do ano passado, o colorido navegador estava disponível apenas para usuários dos EUA. Internautas de outros países podiam usá-lo, mas apenas em inglês e sem conteúdo direcionado.

Agora, brasileiros já podem usar o browser normalmente e acessar rapidamente os serviços em que já estão -e os em que não estão- cadastrados. Tudo está acessível a partir da tela principal do navegador.

Para acessar sua caixa de entrada, basta clicar no botão Email, localizado na barra superior do navegador. As mensagens recebidas permanecem armazenadas na internet e podem ser lidas de qualquer computador que acesse o Hotmail. Para usar o "MSN Explorer", a exigência é possuir uma conta nesse serviço.

Quem não tem pode criar uma após a instalação, mas ela será @msn.com -o que não chega a ser um problema, já que as mensagens também podem ser checadas pelo site do Hotmail.

Quando iniciado, o navegador avisa a quantidade de novas mensagens que o internauta possui. Se uma nova mensagem chega enquanto o navegador está aberto, o aviso vem na barra de ferramentas do "Windows", e ela pode ser lida com apenas um clique.

O "Messenger", que permite comunicação instantânea com amigos, age discretamente. Mesmo que você não queira vê-lo instalado, ele é aberto automaticamente junto com o "MSN Explorer".

O que você pode fazer, ao menos para evitar que o ícone apareça na barra de tarefas do "Windows" enquanto o navegador não é iniciado, é abrir o programa e ir a Ferramentas, Opções e Preferências e desmarcar a opção Executar este programa quando o Windows for iniciado.

O navegador conta com alguns serviços de parceiros locais da Microsoft. Alguns deles são percebidos clicando nos ícones Meus Leilões, Meus Mapas e Shopping. Nesse caso, são abertas, respectivamente, páginas dos sites Mercado Livre, Apontador e ShopFácil.

Quem não se interessa por serviços on-line ou não quer atrelar sua navegação a um cadastro na MSN não deve instalar o navegador, que está disponível em http://explorer.msn.com.br.

A tela principal do "MSN Explorer" é ocupada, em grande parte, pela barra Minhas Coisas, à esquerda, e pela principal, na parte superior. Essa limitação espacial é compensada quando se abre uma nova janela (vá a Mais opções e Nova janela ou tecle Ctrl+N).

As janelas adicionais possuem somente uma barra bastante estreita na parte superior. Se elas forem maximizadas, a tela fica quase toda livre para navegar na rede.

Organização e separação
Se o micro for usado por mais de uma pessoa, todas podem ter seu login no "MSN Explorer". Isso permite privacidade de sites favoritos, amigos do "Messenger" e mensagens de e-mail.

A regra também vale para quem tem dois endereços do Hotmail. As configurações e os serviços utilizados em cada um deles são mantidos separados. Não é possível integrar os serviços, ainda que a mesma pessoa seja titular das duas contas.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página