Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 12h43

Vírus argentino ataca pela primeira vez arquivos de formato PDF

Publicidade

da AFP, em Buenos Aires (Argentina)

A empresa argentina de segurança de informática Nextvision anunciou o surgimento do primeiro vírus experimental transmitido através de arquivos do tipo PDF — extensão criada pela Adobe para visualização de documentos com imagens, textos e gráficos.

Criado pelo argentino "Zulu", o vírus é difícil de ser bloqueado, porque ataca um formato que, até o momento, acreditava-se ser inviolável. "Ainda que seja apenas um vírus de laboratório, trata-se de uma ameaça importante, que pode se proliferar em um formato até então considerado seguro pelos usuários", explicou Claudio Pasik, diretor-geral da Nextvision.

O "VBS.PeachyPDF mm" é um vírus do tipo i-worm e ainda não se espalhou massivamente porque, para ser ativado, é necessário, entre outras coisas, que o usuário tenha instalada a última versão completa do Acrobat Reader (programa distribuído gratuitamente na internet) e o programa de correio eletrônico Outlook Express, da Microsoft.

O vírus engana o usuário simulando um desafio em que este deve adivinhar a localização de um pêssego em uma espécie de jogo da velha. Ele é ativado quando se tenta dar início à brincadeira, e envia variáveis para os nomes listados no catálogo de endereços do usuário.

Ainda que o vírus não seja destrutivo, seu objetivo é mostrar que é possível os arquivos PDF conter vírus.

Leia mais sobre vírus em Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página