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14/08/2001
-
18h45
da Reuters, em Seattle (EUA)
O sistema operacional Windows XP, que tem lançamento prometido para outubro pela Microsoft, pretende reunir diversos recursos da internet que, segundo a empresa, têm como objetivo melhorar a "experiência" do usuário.
Mas rivais e grupos de defesa da privacidade estão preocupados com isso, e reclamam que o software favorece produtos e serviços da Microsoft e dá pouco controle ao usuário em relação a dados pessoais importantes.
Resultado: poucas semanas antes do lançamento do sistema, a Microsoft se viu obrigada a fazer mudanças de último minuto para aplacar essas apreensões.
A mais recente alteração, anunciada na segunda-feira, foi o acréscimo no sistema de mais softwares para fotografia digital, em resposta à reclamações da Eastman Kodak de que o Windows XP direcionava o usuário para serviços fotográficos apoiados pela Microsoft.
A Microsoft também está mudando a autenticação on-line do seu serviço Passport, a fim de criar mais proteções à privacidade do usuário.
As medidas indicam que a empresa está disposta a evitar a todo custo questões judiciais que possam surgir, a fim de conseguir liberar o Windows XP no prazo estabelecido.
Muitas empresas do setor de informática, incluindo os fabricantes de computadores, estão contando com o Windows XP para a retomada de boas vendas de micros e para ajudar a estimular uma nova geração de serviços de internet.
"Esse é um comportamento bem único. Historicamente, a Microsoft é bem rígida, especialmente perto de um lançamento", disse Rob Enderle, analista do Giga Information Group. "Essa mudança mostra a pressão que eles estão sofrendo."
Há meses, os executivos da Microsoft, como o fundador e presidente Bill Gates, começaram a promover o Windows XP como a maior atualização do principal produto da companhia em seis anos.
O Windows XP deve chegar às lojas em 25 de outubro, mas será pré-instalado em alguns micros antes disso.
Isso significa que a Microsoft tem de enviar o código final para os fabricantes de PCs ainda este mês, a fim de garantir que o produto chegue no momento certo para a corrida das compras, depois das férias de verão nos Estados Unidos.
Para evitar qualquer ação judicial que atrase o lançamento, a Microsoft optou desta vez por ceder, mudando seu programa em vez de insistir em não alterá-lo.
O Passport, entretanto, continua a gerar dúvidas. O serviço —que armazena informações pessoais do usuário, de forma que atividades na web, como compras ou acesso a sites reservados, se tornem mais fáceis— é criticado por defensores da privacidade, que dizem que não há garantias de que a Microsoft mantenha a informação segura.
A empresa, por sua vez, afirma que não existe risco de abuso ou de invasão de privacidade para os internautas usando o sistema.
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O sistema operacional Windows XP, que tem lançamento prometido para outubro pela Microsoft, pretende reunir diversos recursos da internet que, segundo a empresa, têm como objetivo melhorar a "experiência" do usuário.
Mas rivais e grupos de defesa da privacidade estão preocupados com isso, e reclamam que o software favorece produtos e serviços da Microsoft e dá pouco controle ao usuário em relação a dados pessoais importantes.
Resultado: poucas semanas antes do lançamento do sistema, a Microsoft se viu obrigada a fazer mudanças de último minuto para aplacar essas apreensões.
A mais recente alteração, anunciada na segunda-feira, foi o acréscimo no sistema de mais softwares para fotografia digital, em resposta à reclamações da Eastman Kodak de que o Windows XP direcionava o usuário para serviços fotográficos apoiados pela Microsoft.
A Microsoft também está mudando a autenticação on-line do seu serviço Passport, a fim de criar mais proteções à privacidade do usuário.
As medidas indicam que a empresa está disposta a evitar a todo custo questões judiciais que possam surgir, a fim de conseguir liberar o Windows XP no prazo estabelecido.
Muitas empresas do setor de informática, incluindo os fabricantes de computadores, estão contando com o Windows XP para a retomada de boas vendas de micros e para ajudar a estimular uma nova geração de serviços de internet.
"Esse é um comportamento bem único. Historicamente, a Microsoft é bem rígida, especialmente perto de um lançamento", disse Rob Enderle, analista do Giga Information Group. "Essa mudança mostra a pressão que eles estão sofrendo."
Há meses, os executivos da Microsoft, como o fundador e presidente Bill Gates, começaram a promover o Windows XP como a maior atualização do principal produto da companhia em seis anos.
O Windows XP deve chegar às lojas em 25 de outubro, mas será pré-instalado em alguns micros antes disso.
Isso significa que a Microsoft tem de enviar o código final para os fabricantes de PCs ainda este mês, a fim de garantir que o produto chegue no momento certo para a corrida das compras, depois das férias de verão nos Estados Unidos.
Para evitar qualquer ação judicial que atrase o lançamento, a Microsoft optou desta vez por ceder, mudando seu programa em vez de insistir em não alterá-lo.
O Passport, entretanto, continua a gerar dúvidas. O serviço —que armazena informações pessoais do usuário, de forma que atividades na web, como compras ou acesso a sites reservados, se tornem mais fáceis— é criticado por defensores da privacidade, que dizem que não há garantias de que a Microsoft mantenha a informação segura.
A empresa, por sua vez, afirma que não existe risco de abuso ou de invasão de privacidade para os internautas usando o sistema.
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