Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2001 - 17h03

Windows terá código-fonte aberto para universidades brasileiras

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente e diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer, anunciou há pouco em Brasília a abertura de parte do código-fonte do sistema operacional Windows às universidades brasileiras.

Será a primeira vez que a Microsoft disponibiliza linhas de código de seus programas para a comunidade acadêmica na América Latina. Atualmente só existem iniciativas semelhantes nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

"Pretendemos estimular a pesquisa e o surgimento de novas aplicações sobre a plataforma Windows, colocando o Brasil na vanguarda do desenvolvimento de software", disse o diretor de estratégias corporativas da Microsoft na América Latina, Mauro Muratório Not.

Investimento no Brasil

A idéia da Microsoft, que tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, é aplicar o programa em regiões que possuam maior concentração de pesquisas em tecnologia, como Sudeste, Sul, Brasília e na região Nordeste.

Segundo Ballmer, a Microsoft pretende instalar no Brasil seis centros de competência em software nos próximos dois anos. Com eles, a empresa quer capacitar a comunidade acadêmica e profissionais que atuam no mercado de tecnologia da informação para trabalhar com ferramentas Microsoft.

Em solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Fernando Henrique Cardoso aproveitou para destacar o desenvolvimento da informática no país, lembrando que, neste ano, todas as empresas e 92% das pessoas físicas declararam seu imposto de renda pela internet.

Leia também:

  • Entenda o que é código-fonte de um soft

  • Windows terá código aberto no Brasil

  • Microsoft aposta no Brasil para crescer

  • "Não somos monopólio", diz Ballmer

  • Microsoft investe em XML para a .Net
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página