Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2001 - 14h24

Conheça a história da HP desde sua fundação em uma garagem

Publicidade

da AFP, em Nova York (EUA)

O grupo Hewlett-Packard, que vai comprar sua concorrente Compaq, foi fundado em 1939 por dois engenheiros da Universidade de Stanford, Bill Hewlett e David Packard, numa garagem de Palo Alto (Califórnia, Oeste).

No seu rastro, toda uma região, o "Vale do Silício", forjou sua identidade em volta da alta tecnologia que pulsava nos arredores da capital intelectual de Stanford.

O primeiro produto da Hewlett e Packard, colocado no mercado de 1938, foi um oscilador de baixa freqüência, utilizado pelos estúdios Disney para fazer o desenho animado Fantasia.

No início, especializada em instrumentos de medida eletrônica e calculadoras, o grupo entrou no ramo da informática nos anos 60. Seu primeiro computador foi destinado a suas necessidades internas. Em 1972, o grupo lançou um microcomputador com funcionamento mais abrangente, destinado a empresas.

Mais tarde, a situação ficou confusa e em 1974, um jovem engenheiro da empresa, Stephen Wozniak, concebeu um protótipo de computador pessoal, que não recebeu atenção da companhia. Então, Wozniak resolveu se juntar com Steve Jobs, para criar a Apple.

A Hewlett-Packard teve desta maneira que esperar até o fim dos anos 90 para achar seu lugar no mercado de PC, do qual detém 7% hoje, ficando no 3º lugar no ranking de vendas. No anos 80, fez grande sucesso no setor de impressoras e dez anos mais tarde se impôs no de servidores.

Por volta de 1945, David Packard assumiu a administração do grupo, com Bill Hewlett supervisionando as pesquisas. Packard morreu em março de 1996 e Hewlett, em janeiro de 2001.

As duas famílias continuam acionistas da companhia.

Leia mais:

  • Fusão destaca papel de Carly Fiorina da HP

  • "Nova HP" espera reagir à baixa do mercado

  • Compaq nasceu em mesa de restaurante

  • HP começou em uma garagem

  • Fusão afeta fornecedores asiáticos

  • Nova companhia não deve demitir no Brasil

  • HP e Compaq vão demitir 15 mil em 2002

  • Anunciada megafusão entre HP e Compaq
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página