Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2001 - 05h14

Fotografe melhor com ajuda da internet

Publicidade

MARCELO GRIMBERG
da Folha de S. Paulo

Objetiva, diafragma, profundidade de campo. Zoom, ISO, velocidade. Foco, flash, disparador. Para profissionais da área, esses são apenas alguns dos itens com os quais é preciso preocupar-se ao trabalhar com a arte da escrita pela luz, a fotografia.

Se não for o seu caso, saiba que pode encontrar na internet cursos para iniciar-se nas técnicas fotográficas e subsídios para realizar imagens de qualidade -seja com uma câmera reflex comum, seja com uma digital.

O básico da fotografia -como funciona uma câmera, o que é a sensibilidade do filme e até como ela surgiu etc.- está no curso do site Virtual Photo (www.virtualphoto.net/cursofoto).

Quem já conhece as noções principais, mas ainda não se sente nem um pouco perto de grandes estrelas, pode melhorar sua técnica e seus conceitos nos sites especializados em dicas e tira-dúvidas.

O site About.com, que traz páginas montadas por especialistas, traz uma ótima fonte de informações sobre fotos em http://photography.about.com.

Para ver as dicas, clique no item Techniques, no menu localizado à esquerda.

Outros bons sites para ajudá-lo a conhecer melhor seu equipamento e a prática fotográfica são o BetterPhoto.com (www.betterphoto.com), com perguntas e respostas- e o PhotographyTips.com (www.photographytips.com).

Veja mais explicações genéricas no endereço www.photocourse.com/contents.htm, que apresenta apostilas on-line e links para outros cursos.

A fabricante de filmes e equipamentos fotográficos Agfa oferece em seu site (www.agfaphoto.com/library/photocourse) três pequenos cursos: fotografia clássica, fotografia digital e laboratório preto-e-branco.

Nem tudo está explicado tecnicamente, mas o site é uma ótima referência se você quiser saber como fotografar paisagens, crianças e esportes.

Outra fabricante que apresenta cursos on-line de fotografia é a Kodak, nos endereços www.kodak.com/us/en/nav/takingpics.shtml (em inglês) e www.kodak.com.br/br/pt/fotografia/curso (em português). O site americano é voltado para quem já tem noções de foto e quer algumas dicas, enquanto o brasileiro traz explicações básicas.

Há mais sites em português que explicam a fotografia. O Foto@pt(http://fotografia.em.pt/tecnica/curso/indice.asp) discorre sobre apenas 13 temas, mas se destaca por, nas explicações, trazer fotos dos mesmos objetos realizadas de maneira diferente, para mostrar os resultados que é possível obter.

No MSN Photos (http://photos.msn.com.br), cujo objetivo principal é hospedar fotos digitais, também há espaço para instruções ao fotógrafo iniciante.

Vai viajar? Se vai, passe no site da Fodor's (www.fodors.com/focus), tradicional marca de guias de turismo, que preparou o pouco modesto site How to Take Travel Pictures Like a Pro (como tirar fotos de viagens como um profissional), com nove tópicos, cada um com diversos subitens.

Quem fotografa sabe como é difícil obter boas imagens à noite. No endereço http://photo2.si.edu/firew/firew.html, há fotos de fogos de artifício e explicações sobre como elas foram obtidas.

Leia mais:

  • Fotografe melhor com ajuda da internet

  • Cápsula permite fotografar na água

  • Kodak cria conceito para fotógrafo amador


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página