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25/09/2001
-
22h00
ESTANISLAU MARIA
da Revista da Folha
Na pesquisa Folha iBrands, 72% não souberam mencionar nenhuma marca de combustível ou de lubrificante. Isso significa que, em cada quatro internautas, três não lembram ou desconhem as marcas dessa categoria.
Entre as citadas, Shell (8%) e Petrobras (7%) dividiram o primeiro lugar, em empate técnico. Os sites, que obviamente não fazem vendas para o consumidor final, trazem informações sobre as empresas e seus patrocinados.
No caso da Shell, sua patrocinada, a escuderia Ferrari, é o principal chamariz para o site.
"O índice de lembrança é baixo talvez porque, nessa categoria, o consumidor não tem uma ligação direta com o site, que é informativo. A decisão de compra ocorre no caminho para a casa, para o trabalho, escola. Ninguém compra combustíveis e lubrificantes pela internet", disse o gerente de propaganda da Petrobras, Luís Eduardo Basto.
A coordenadora de internet da Shell, Ana Paula Guimarães, concorda com o gerente da concorrente. "O negócio de petróleo é muito ligado ao mundo real. Fazemos negócios B2B (jargão de internet para transações entre empresas -business to business)", afirmou Ana Paula. "Mas a relação direta de negócios com o consumidor é meio complicada. Temos bastante procura no site pelo setor de RH (recursos humanos). Muitos recém-formados enviam currículo ou procuram informações sobre os processos de seleção on-line para trainees", completou ela.
Por causa das dificuldades inerentes ao produto, as empresas tentam criar atrativos para o internauta.
Além da Ferrari, a Shell busca fazer atualizações frequentes de sua página para torná-la mais ágil e ainda apresenta os projetos sociais dos quais participa. Uma peculiaridade da página de Shell é a manutenção de um padrão visual e de informações para as subsidiárias nos diferentes países.
"É um padrão mundial. Quem navega em um site de um país não vai ter muita dificuldade para navegar no de outro", explicou Ana Paula.
A Petrobras planeja para o próximo ano o lançamento de um portal para todas as empresas da companhia.
"A internet é uma excelente mídia para alcançarmos nossos diferentes públicos e vamos perseguir sempre o fortalecimento da marca", disse a gerente de novas mídias da Petrobras, Patrícia Fraga de Castro e Silva.
Desde 1996 na rede, a empresa já remodelou seu site em 1997 e quer ampliar com o portal seus quase 1,8 milhão de page views mensais. "A pesquisa vai servir de subsídio para uma ação de marketing da Petrobras", disse Patrícia.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
Folha iBrands: Shell e Petrobras empatam no item combustível
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da Revista da Folha
Na pesquisa Folha iBrands, 72% não souberam mencionar nenhuma marca de combustível ou de lubrificante. Isso significa que, em cada quatro internautas, três não lembram ou desconhem as marcas dessa categoria.
Entre as citadas, Shell (8%) e Petrobras (7%) dividiram o primeiro lugar, em empate técnico. Os sites, que obviamente não fazem vendas para o consumidor final, trazem informações sobre as empresas e seus patrocinados.
No caso da Shell, sua patrocinada, a escuderia Ferrari, é o principal chamariz para o site.
"O índice de lembrança é baixo talvez porque, nessa categoria, o consumidor não tem uma ligação direta com o site, que é informativo. A decisão de compra ocorre no caminho para a casa, para o trabalho, escola. Ninguém compra combustíveis e lubrificantes pela internet", disse o gerente de propaganda da Petrobras, Luís Eduardo Basto.
A coordenadora de internet da Shell, Ana Paula Guimarães, concorda com o gerente da concorrente. "O negócio de petróleo é muito ligado ao mundo real. Fazemos negócios B2B (jargão de internet para transações entre empresas -business to business)", afirmou Ana Paula. "Mas a relação direta de negócios com o consumidor é meio complicada. Temos bastante procura no site pelo setor de RH (recursos humanos). Muitos recém-formados enviam currículo ou procuram informações sobre os processos de seleção on-line para trainees", completou ela.
Por causa das dificuldades inerentes ao produto, as empresas tentam criar atrativos para o internauta.
Além da Ferrari, a Shell busca fazer atualizações frequentes de sua página para torná-la mais ágil e ainda apresenta os projetos sociais dos quais participa. Uma peculiaridade da página de Shell é a manutenção de um padrão visual e de informações para as subsidiárias nos diferentes países.
"É um padrão mundial. Quem navega em um site de um país não vai ter muita dificuldade para navegar no de outro", explicou Ana Paula.
A Petrobras planeja para o próximo ano o lançamento de um portal para todas as empresas da companhia.
"A internet é uma excelente mídia para alcançarmos nossos diferentes públicos e vamos perseguir sempre o fortalecimento da marca", disse a gerente de novas mídias da Petrobras, Patrícia Fraga de Castro e Silva.
Desde 1996 na rede, a empresa já remodelou seu site em 1997 e quer ampliar com o portal seus quase 1,8 milhão de page views mensais. "A pesquisa vai servir de subsídio para uma ação de marketing da Petrobras", disse Patrícia.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
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