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25/09/2001 - 22h20

Folha iBrands: Três maiores ganham em computadores

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RODOLFO LUCENA
da Folha de S.Paulo

Os fabricantes de computadores parecem não ter conseguido estabelecer uma identidade marcante ou uma diferenciação muito precisa de seus concorrentes. É o que indicam os resultados da pesquisa na pergunta que busca estabelecer o conhecimento de marcas de computadores e componentes pelos internautas.

Ao examinar os resultados da pesquisa, logo saltam aos olhos os baixos índices recebidos pelas marcas em geral. Muitas são lembradas, mas não há supremacia evidente de uma delas -coisa que acontece, por exemplo, nos provedores de acesso à internet e de mecanismos de busca.

Reflexo disso é o resultado embolado no primeiro lugar, com três marcas dividindo a liderança. Duas delas (IBM e Compaq) tiveram o mesmo índice, e a terceira (Pentium) apresentou diferença que fica dentro da margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa Folha iBrands.

De qualquer forma, deu a lógica. A IBM é a maior empresa de informática do mundo, a Compaq até bem pouco tempo era o maior fabricante mundial de computadores pessoais, e Pentium é a marca do chip que equipa o maior número de PCs no mundo todo.
O fato de o resultado estar dentro do esperado não significa que não apresente particularidades.

A IBM, apesar de seu poderio e atuação globalizada e generalizada em computação e tecnologia da informação, já não atua há alguns anos, no Brasil, no mercado específico de computadores para uso doméstico. E Pentium não só não é marca de computador (e sim de microprocessador, o cérebro do PC) como também é mais lembrado que o próprio nome do fabricante, a Intel -isso, apesar da conhecida campanha "Intel inside" (Intel por dentro). Das três, a Compaq é a que, em tese, estaria mais próxima do usuário doméstico -é a única das vencedoras que tem computador de mesa voltado para esse público.

Então, o que essas marcas apresentam em comum? A identificação com a tecnologia, dizem seus representantes, afirmando que esse é um fator muito prezado pelos internautas.

"Experience technology" é o bordão que a Compaq (recentemente comprada pela HP, passando a integrar o que será a segunda maior empresa de computação do mundo) procura passar em suas campanhas institucionais no mundo todo. A mensagem é que "a tecnologia é inspiradora de novas realizações", diz Renata Gaspar, diretora de marketing e comunicação da Compaq Brasil.

"Estamos continuamente fazendo inovações tecnológicas nos produtos em áreas que os clientes consideram importante", afirma Mauro Galvani D'Angelo, diretor de marketing da IBM.

Isso ao lado de campanhas de afirmação da empresa como fornecedora de soluções em e-business, que vem sendo o carro-chefe das campanhas da empresa há quatro anos. "Agora nós estamos falando de e-business sob uma outra ótica, a de infra-estrutura e inovação", afirma D'Angelo.

Inovação, por sinal, também é palavra-de-ordem para a Intel, que estará investindo ao longo deste ano US$ 340 milhões na campanha de lançamento do Pentium 4, seu mais poderoso chip para micros domésticos.

Inovação que vale até para as formas de divulgação da empresa. A marca Pentium 4, por exemplo, patrocina a equipe de balonismo Balão no Ar, que bateu os recordes brasileiro e sul-americano de distância, altitude e tempo de permanência no ar, nos dias 2 e 3 de junho passados. E é também sob a égide do processador que acontece o Desafio Pentium 4 de Jogos Online, realizado em parceria com o portal Vírgula.

Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
 

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