Publicidade
Publicidade
25/09/2001
-
22h15
ESTANISLAU MARIA
da Revista da Folha
Na média nacional, em todas as regiões do país, nas cidades do interior e nas áreas metropolitanas, o resultado da pesquisa Folha iBrands para aparelho celular foi o mesmo: a Nokia foi a mais lembrada de ponta a ponta do Brasil, com 25% na média nacional, seguida pela Motorola (11%) e, emboladas em terceiro, Ericsson (4%), Gradiente (4%) e Samsung (2%). Mesmo somadas, as quatro seguintes não passam de um empate técnico com a Nokia.
A diferença da Motorola para garantir o segundo posto se deu no Sudeste e Norte/Centro-Oeste, onde aparece com folga sobre as outras duas, que trocam de posição conforme a região.
No Sudeste, a Motorola foi citada por 13% dos internautas contra 4% para a da Ericsson. No Norte/Centro-Oeste, a Motorola teve 10% e a Gradiente, 3%. No Nordeste, com lembranças entre 5% e 8%, e no Sul, com variação de 3% a 6%, as ficam emboladas no segundo lugar.
Na rede desde abril, a Nokia usa métodos do marketing tradicional para consolidar a www.nokia.com.br e ainda contou com a diferença de tecnologia para entrar e se manter na cabeça dos internautas em todas as regiões do país.
"Nem todos os Estados operam com a tecnologia CDMA (analógica), mas a TDMA (digital) está em todos. Em alguns, as duas operadoras usam a TDMA. E a Nokia é líder mundial nessa tecnologia", disse a gerente de propaganda da Nokia, Alessandra Cecco.
"Por isso resultados tão expressivos no Norte/Centro-Oeste", disse Alessandra. Nessa região a pesquisa apontou 46% de citações para a Nokia.
Outro motivo apontado pela gerente de propaganda foi o investimento em mídias tradicionais. A Nokia anuncia sua home page em revistas e renovou, por R$ 6 milhões, sua cota de patrocínio com a Rede Globo para a Fórmula 1 do ano que vem.
E ainda fechou contrato com a mesma Globo para merchandising na nova novela das sete. Portanto, se as "filhas da mãe" de repente sacarem um celular Nokia, isso pode não estar no roteiro, mas está no contrato.
Para o futuro, a empresa planeja também vender seus aparelhos por meio do site. Hoje, são vendidos apenas acessórios.
Com o Guga como garoto propaganda, a Motorola anuncia um marketing mais agressivo para 2002. "A preocupação com segurança dos dados do cliente na compra do celular e agilidade na entrega foram duas das maiores preocupações na criação do site", disse Loredana Mariotto, diretora de marketing da Motorola, a primeira a vender os aparelhos pela rede, em 99.
Loredana disse que não foi surpresa ser uma das mais lembradas na internet. "Temos pesquisas internas que apontavam o recall dos consumidores."
A pesquisa Folha iBrands nessa categoria revelou também a confusão que o consumidor faz entre o aparelho que usa, os serviços que assina e a concessionária de telefonia móvel que fornece tais serviços.
Apesar de as cinco mais lembradas terem sido marcas de aparelhos, concessionárias como Telefonica, Telesp Celular, TIM, BCP, Amazônia Celular e Telemig Celular também foram citadas. A TIM, por exemplo, empatou em segundo com a Motorola, no Sul, com 6% de lembranças.
Até o Baby, que é um serviço pré-pago da Telesp Celular, recebeu citações: 3% no Sudeste. Enquanto a própria Telesp Celular recebeu 2%.
Os moradores do Norte/Centro-Oeste foram os que mais lembraram de alguma marca. Cerca de 70% indicaram um nome, cerca de 30% deles responderam "nenhum", "não sei" ou "não lembro". Na média nacional, o nível de esquecimento ou desconhecimento foi de 37%.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
Folha iBrands: Nokia é o celular mais lembrado em todo o país
Publicidade
da Revista da Folha
Na média nacional, em todas as regiões do país, nas cidades do interior e nas áreas metropolitanas, o resultado da pesquisa Folha iBrands para aparelho celular foi o mesmo: a Nokia foi a mais lembrada de ponta a ponta do Brasil, com 25% na média nacional, seguida pela Motorola (11%) e, emboladas em terceiro, Ericsson (4%), Gradiente (4%) e Samsung (2%). Mesmo somadas, as quatro seguintes não passam de um empate técnico com a Nokia.
A diferença da Motorola para garantir o segundo posto se deu no Sudeste e Norte/Centro-Oeste, onde aparece com folga sobre as outras duas, que trocam de posição conforme a região.
No Sudeste, a Motorola foi citada por 13% dos internautas contra 4% para a da Ericsson. No Norte/Centro-Oeste, a Motorola teve 10% e a Gradiente, 3%. No Nordeste, com lembranças entre 5% e 8%, e no Sul, com variação de 3% a 6%, as ficam emboladas no segundo lugar.
Na rede desde abril, a Nokia usa métodos do marketing tradicional para consolidar a www.nokia.com.br e ainda contou com a diferença de tecnologia para entrar e se manter na cabeça dos internautas em todas as regiões do país.
"Nem todos os Estados operam com a tecnologia CDMA (analógica), mas a TDMA (digital) está em todos. Em alguns, as duas operadoras usam a TDMA. E a Nokia é líder mundial nessa tecnologia", disse a gerente de propaganda da Nokia, Alessandra Cecco.
"Por isso resultados tão expressivos no Norte/Centro-Oeste", disse Alessandra. Nessa região a pesquisa apontou 46% de citações para a Nokia.
Outro motivo apontado pela gerente de propaganda foi o investimento em mídias tradicionais. A Nokia anuncia sua home page em revistas e renovou, por R$ 6 milhões, sua cota de patrocínio com a Rede Globo para a Fórmula 1 do ano que vem.
E ainda fechou contrato com a mesma Globo para merchandising na nova novela das sete. Portanto, se as "filhas da mãe" de repente sacarem um celular Nokia, isso pode não estar no roteiro, mas está no contrato.
Para o futuro, a empresa planeja também vender seus aparelhos por meio do site. Hoje, são vendidos apenas acessórios.
Com o Guga como garoto propaganda, a Motorola anuncia um marketing mais agressivo para 2002. "A preocupação com segurança dos dados do cliente na compra do celular e agilidade na entrega foram duas das maiores preocupações na criação do site", disse Loredana Mariotto, diretora de marketing da Motorola, a primeira a vender os aparelhos pela rede, em 99.
Loredana disse que não foi surpresa ser uma das mais lembradas na internet. "Temos pesquisas internas que apontavam o recall dos consumidores."
A pesquisa Folha iBrands nessa categoria revelou também a confusão que o consumidor faz entre o aparelho que usa, os serviços que assina e a concessionária de telefonia móvel que fornece tais serviços.
Apesar de as cinco mais lembradas terem sido marcas de aparelhos, concessionárias como Telefonica, Telesp Celular, TIM, BCP, Amazônia Celular e Telemig Celular também foram citadas. A TIM, por exemplo, empatou em segundo com a Motorola, no Sul, com 6% de lembranças.
Até o Baby, que é um serviço pré-pago da Telesp Celular, recebeu citações: 3% no Sudeste. Enquanto a própria Telesp Celular recebeu 2%.
Os moradores do Norte/Centro-Oeste foram os que mais lembraram de alguma marca. Cerca de 70% indicaram um nome, cerca de 30% deles responderam "nenhum", "não sei" ou "não lembro". Na média nacional, o nível de esquecimento ou desconhecimento foi de 37%.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas