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25/09/2001 - 22h13

Folha iBrands: Empate indica regionalismo na telefonia celular

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ELVIRA LOBATO
da Folha de S.Paulo
ESTANISLAU MARIA
da Revista da Folha

Um em cada dez internautas entrevistados apontou a Telefonica como primeira marca em telefonia celular no Brasil. A empresa empatou tecnicamente com a TIM (Telecom Italia Mobile), que obteve 9%, com a BCP e Telesp Celular, ambas com 7%, e com a Telemig Celular, com 6% das menções.

Esse embaralhamento é consequência da regulamentação do setor adotada para a privatização das teles e para a abertura do mercado -as regras não permitem a existência de uma operadora nacional.

Há um dado curioso na pesquisa: quando questionados sobre qual a marca que lhes vem à cabeça em matéria de telefonia celular, os internautas ora apontam o nome da operadora, ora indicam o produto. A marca Baby Celular, o serviço pré-pago da Telesp Celular, foi citada como a preferida por 1% dos entrevistados.

Os usuários fazem ainda uma certa confusão entre empresas de telefonia fixa e as de telefonia celular. A Embratel e a Telemar, que só oferecem o serviço fixo, foram associadas à telefonia celular por 1% dos entrevistados. Tal confusão é justificada pela revolução recente havida neste setor. O monopólio estatal da telefonia foi derrubado há apenas três anos, e os consumidores ainda não assimilaram as mudanças e as novas marcas.

No início do ano, a Telefonica anunciou um acordo com o grupo Portugal Telecom (controlador da Telesp Celular e da Global Telecom, que atua no Paraná e Santa Catarina) para fundir suas operações de telefonia celular no Brasil.
Segundo o vice-presidente da Telefonica Celular, Paulo Cesar Teixeira, a associação está em curso e não se sabe qual será a marca adotada pela empresa que resultar da fusão.

''A pesquisa mostra que a Telefonica é uma marca forte no Brasil, mas a marca Baby Celular, da Telesp, também é. As duas companhias vão decidir se utilizarão uma de suas marcas atuais ou se criarão uma nova'', afirmou Teixeira. A Telefonica investe 3% de sua receita em publicidade e 4% dessa verba são gastos com publicidade na internet.

De acordo com o diretor de marketing da TIM, Maurício Roorda, a colocação da marca foi excelente uma vez que a empresa está longe dos dois maiores centros, São Paulo e Rio de Janeiro. Com 4,2 milhões de assinantes, a TIM investe 3,5% de sua receita em publicidade.

Para o diretor de comunicação corporativa da Telesp Celular, Diogo Horta e Costa, "figurar entre as primeiras foi uma agradável surpresa". A empresa tem 4,8 milhões de assinantes em São Paulo e está na rede desde 99. Em agosto, o site passou a portal para, segundo Costa, responder as necessidades dos diferentes públicos, fornecendo informações e serviços.

A Telemig busca atrair o internauta com muito serviço, informação e novidades semanais em seu site, no qual o usuário pode checar suas contas ou pedir a segunda via, ativar serviços especiais, pesquisar eventos culturais, esportivos e projetos sociais. "Temos assistentes (espécie de personagens virtuais) para navegação de clientes de diferentes perfis", disse o diretor de marketing, Ricardo Grau.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), existem 26,12 milhões de usuários de telefonia celulares no país, com forte predominância (64,5%) do sistema pré-pago. Há três anos, havia 6,3 milhões de aparelhos celulares no país e, desde então, o número multiplicou-se por quatro. O governo prevê a existência de 50 milhões de celulares no país até o final de 2005.

Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
 

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