Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2001 - 19h48

Correios darão acesso gratuito à internet, diz FHC

Publicidade

da Folha Online

O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou hoje, no programa de rádio "Palavra do Presidente", que as agência dos Correios oferecerão acesso gratuito à internet em todos os municípios do país a partir do ano que vem.

Segundo o anúncio, serão instalados quiosques dentro das agências, equipados com terminais de computadores, que poderão ser usados durante dez minutos por cada usuário. O internauta irá receber um endereço eletrônico para mandar e receber mensagens com senha de acesso para garantir sua privacidade.

Inicialmente, serão montados 4.000 quiosques em municípios com mais de 10 mil habitantes. Em uma segunda etapa, o projeto será estendido a todas os municípios do país.

O presidente ressaltou a ampliação da possibilidade de utilizar de serviços disponíveis na rede mundial de computadores pela população brasileira.

De acordo com o presidente, o objetivo é garantir aos brasileiros de baixa renda o acesso à rede mundial de computadores. "Logo na primeira vez, o usuário ganhará endereço eletrônico, um email, para mandar ou receber mensagens."

No próximo dia 26 de novembro, o Ministério das Comunicações abrirá os envelopes do processo de licitação para a escolha das empresas que irão instalar quiosques com computadores e acesso à internet nas agências dos Correios.

Este não é o único projeto em andamento no governo para tentar acabar com a exclusão digital. Outras iniciativas são o PC popular -um computador de baixo custo para atingir camadas de menor poder aquisitivo- e a informatização das escolas, que prevê a instalação de 290 mil micros em escolas públicas, financiada com recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).

De acordo com dados do instituto de pesquisa Ibope NetRatings, o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de internautas em maio passado. O Brasil tem quase 170 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página