Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2001 - 15h34

Segurança na Comdex Las Vegas é reforçada

Publicidade

da Folha Online

A preocupação com os atentados terroristas de 11 de setembro nos EUA fez com que os organizadores da Comdex Las Vegas reforçassem o esquema de segurança da maior feira de tecnologia do país. Cerca de 150 mil são esperadas.

Chegou-se a considerar proibir notebooks no evento. Mas a feira, que vai até dia 16 de novembro, só pretende revistar rigorosamente dos visitantes na entrada do pavilhão. Todas as bolsas e volumes passam por detectores de metais. "As pessoas sabem que as coisas mudaram", disse Rick Moore, porta-voz da Key3Media Events, organizadora da Comdex.

Mas não foi só a organização que mudou. Neste ano, a feira deve perder um quarto dos expositores por causa da crise no setor de tecnologia. Há um ano, o índice da bolsa eletrônica Nasdaq marcava o dobro do patamar atual.

Os produtos de segurança devem ser as maiores estrelas dessa edição da Comdex. Larry Ellison, da Oracle, vai propor a criação de um banco de dados nacional para ampliar a segurança interna. Scott MacNeally, da Sun Microsystems, mostrará um sistema de cartões de segurança usando a linguagem Java. E a Siebel Systems apresentará um software chamado "Homeland Security".

Palavras de Bill Gates

Embora a crise.com tenha arrebatado centenas de empresas norte-americanas, a inovação ainda está viva e deve impulsionar uma "década digital", disse o chefe do conselho da Microsoft, Bill Gates, em palestra na abertura da Comdex.

"Ainda não fizemos um décimo do que podemos fazer", disse. Gates previu para os próximos dez anos uma sociedade conectada com dispositivos sem fio que conseguirá ultrapassar a produção de tecnologia dos últimos 25 anos.

O homem forte da Microsoft também previu que 75% das casas norte-americanas terão um PC até 2010. Hoje, metade delas tem. Mas, segundo Gates, o PC será apenas parte do mundo digital —"o Tablet PC será revolucionário", disse.

Já existem PCs Prancheta que rodam Windows e possuem todos os programas que um PC normal possui. Segundo Gates, esse equipamento funcionará como uma "folha de papel digital".

Ele aproveitou sua palestra para demonstrar o Xbox, videogame da Microsoft que será lançado nesta quinta-feira. Quatro consoles foram sorteados para a platéia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página