Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2001 - 04h26

Entenda os desajustes do e-mail

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Os programas de correio eletrônico apresentam mil e um macetes úteis. Mas também podem ser muito irritantes. Você prepara uma mensagem em papel de carta especial, por exemplo, cheia de letras bacanas e coloridas e recebe de seus destinatários respostas indagando o que estava no e-mail. Veja a seguir alguns dos problemas de incompatibilidade de gênios entre programas e saiba como resolvê-los.


Pergunta - Quando mando um e-mail com papel de carta e letras em tamanhos diferentes, o destinatário recebe a mensagem sem nenhum desses recursos visuais. Por que isso acontece?
Resposta -
Os papéis de carta e fontes são vistos pelos programas de correio eletrônico, entre eles o Outlook Express, o Messenger e o Eudora, como extensão .HTM. Se o destinatário ajustou seu software de e-mail para a opção "somente texto", o conteúdo da mensagem virá em formato .TXT.

Pergunta - Por que, quando o remetente envia uma mensagem de um Macintosh com uma imagem ou um documento anexado, o destinatário que usa um PC com Windows não consegue abrir o anexo?
Resposta -
O sistema operacional dos micros da Apple, o MacOS, não usa extensões como o Windows. O arquivo sai sem extensão e, ao chegar ao PC com Windows, a mensagem ganha automaticamente a extensão .DAT. O PC, no entanto, não sabe o que é um arquivo .DAT. Nesse caso, se o destinatário souber a extensão do arquivo, basta gravar o anexo com a extensão .DAT para depois renomeá-lo com a extensão adequada.

Pergunta - O que devo fazer se minha versão de correio eletrônico não suporta alguns recursos de acentuação?
Resposta -
A dica de especialistas é sempre atualizar a versão do programa eletrônico. O Outlook Express, que está incluído no Internet Explorer, e o Messenger, que faz parte do pacote Netscape, podem ser obtidos respectiva e gratuitamente nos endereços www.microsoft.com/ie e www.netscape.com/download.

Pergunta - Por que o destinatário que utiliza somente webmail para abrir suas mensagens não vê o papel de carta e as fontes usadas em diferentes tamanhos?
Resposta -
Porque os programas de webmail entendem esses recursos como arquivos anexos na linguagem HTML. Ou seja, ao receber a mensagem, o conteúdo vem em formato .TXT, e o papel e as letras viram anexos.

Pergunta - Isso quer dizer que não adianta nada escrever mensagens usando recursos gráficos?
Resposta -
O recurso gráfico só é visto se o remetente e o destinatário usarem o mesmo formato para escrever e receber mensagens, a opção HTML. Não adianta nada o remetente usar essa opção e o destinatário utilizar a opção "somente texto".

Pergunta - Como devo fazer para que meu programa de correio seja configurado para a opção HTML?
Resposta -
No Outlook Express, clique na barra de menu no item Ferramentas e, em seguida, em Opções. Ao abrir as guias, selecione Enviar. Habilite na opção Formato para envio o item HTML. Por último, pressione os botões Aplicar e OK.

No Messenger, a partir da versão 6, clique em Edit, em Mail/ News account setting e habilite a opção Compose messages in HTML format. Em seguida, pressione o botão OK.
(MARIJÔ ZILVETI)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página