Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2000 - 13h17

Regras ajudam caubói virtual

Publicidade

SÉRGIO DÁVILA,
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Você sabe quando é apropriado mandar e-mail? E interromper o jantar para checar o palm-top? Como proceder com um amigo que acaba de ser demitido de uma pontocom que perdeu os investidores porque não dava lucro? Sim, a nova economia também já tem suas próprias regras de conduta. É a netiqueta.

A Folha conversou com duas das maiores especialistas no assunto nos EUA e com alguns executivos brasileiros e chegou a algumas regras de ouro.

Uma das experts é Judith Martin, também conhecida como "Miss Manners" (srta. Polidez), uma simpática senhora que tem um site no portal MSN e responde a dúvidas virtuais. Martin, além de contar com colunas semanais em diversos jornais e sites dos EUA, é autora dos best-sellers "Miss Manners on Weddings" (Srta. Polidez e os Casamentos, Crown Pub, 1999) e "Miss Manners Basic Training: Eating" (Treinamento Básico da Srta. Polidez: Comer, Crown Pub, 1997).

Para ela, "a maior gafe na era da Internet é clicar o "send". Uma vez enviado o e-mail, o mal está feito." Miss Manners acha ainda que a tecnologia permitiu que "muita gente entre em contato com outro tanto tão rápido e com tão pouco a dizer...".

A outra profissional ouvida é Susan Fox, que tem a página Etiquette Survival, em que escreve a coluna semanal "Mind Your Manners", e o serviço telefônico 1-877-B-POLITE.

Trabalha com o assunto desde 1994 e escreveu o guia "Business Etiquette for Dummies" ("Etiqueta nos Negócios para Estúpidos", IDG, 2000).

Mais "moderna", Fox acredita que se as pessoas simplesmente passassem as boas regras usadas numa carta para o e-mail, por exemplo, um grande passo seria dado. "Vejo e-mails sem nem sequer saudação", espanta-se.

Na Internet:
  • Miss Manners: underwire.msn.com/underwire/itspersonal/miss/91manners.asp

    Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

    Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página