Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2000 - 14h28

IBM desenvolve protótipo de relógio de pulso com Linux

Publicidade

da Reuters, em Nova York

A norte-americana IBM disse hoje que pesquisadores estão utilizando o "Linux" em um protótipo de relógio de pulso, procurando mostrar que o sistema operacional pode ser usado como um software básico mesmo nos menores chips de hardware capazes de receber ou enviar dados.

"Designado para se comunicar sem a necessidade de fios com PCs, telefones celulares e outros dispositivos wireless, o relógio inteligente permitirá a leitura de e-mails condensados e o recebimento direto de mensagens como se fosse um pager", disse a IBM.

Entretanto, a IBM não planeja ela própria comercializar o relógio com "Linux", acrescentou um porta-voz.

"Trata-se apenas de um protótipo para pesquisas", disse Takako Yamakura. "Dizem que o Linux não pode ser adaptado para um outro tamanho. Estamos mostrando que é possível fazê-lo", acrescentou.

O sistema operacional "Linux" é visto como uma alternativa ao "Windows", da Microsoft, e é popular entre programadores por seu código de origem aberto, que permite desenvolver e consertar programas.

O "Linux", desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, é usado para executar muitas funções básicas em sites, mas ainda não é considerado aprimorado o suficiente para tarefas mais pesadas.

A IBM está trabalhando para implantar o sistema operacional em diversas plataformas, desde relógios de pulso até supercomputadores.

"Com o 'Linux' se tornando rapidamente um padrão para a indústria, é importante que os desenvolvedores criem novas aplicações para todas as plataformas", disse a IBM.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página