Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2001 - 13h55

Microsoft processa fabricante de sistema concorrente

Publicidade

da Folha Online

A fabricante de software norte-americana Microsoft processou a concorrente Lindows.com porque o nome da empresa seria muito próximo ao sistema operacional dominante no mercado, o Windows.

Segundo advogados da empresa de Bill Gates, o nome "Lindows" poderia confundir o público e assim infringir a propriedade intelectual do nome Windows, presente em aproximadamente 90% dos computadores pessoais de todo o mundo.

O Lindows, sistema operacional que será lançado no início do ano que vem, é o primeiro sistema operacional que será capaz de rodar programas escritos para Linux e Windows. Isso inclui aplicações da Microsoft como o Word e o Excel.

A ação pede apenas que a Lindows.com mude de nome —a Microsoft não pediu nenhuma espécie de indenização, segundo o Jon Murchinson, porta-voz da empresa.

Michael Robertson, fundador e diretor executivo da Lindows.com, diz que a companhia não pretende mudar de nome. Para ele, é impossível que as pessoas confundam uma empresa iniciante, de 20 funcionários, com o "império" da Microsoft.

"Se eles acham que as pessoas vão confundir a Microsoft com a Lindows, eles estão loucos", disse. Robertson foi diretor da MP3.com, uma das empresas que lançaram na internet o download de músicas e as rádios virtuais.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página