Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2000 - 14h36

Comissão estuda proposta para criar padrão para comunicador instantâneo na Web

Publicidade

das agências internacionais

A Internet Engineering Task Force (IETF), comissão norte-americana que estabelece padrões de tecnologia, tem selecionado propostas técnicas no sentido de dar um passo para o desenvolvimento de um sistema que abra a porta da compatibilidade de comunicadores instantâneos na Web.

A questão tem conquistado a atenção dos rivais da America Online (AOL), líder na arena da comunicação instantânea.

Enquanto as licenças do serviço da AOL são livres para seus clientes, o "AOL Instant Messaging" não permite a comunicação com softwares dos concorrentes.

Muitas empresas, incluindo a Microsoft e a própria AOL, têm submetido propostas para a IETF sobre a abertura do padrão, o que permitiria a compatibilidade entre os diversos comunicadores instantâneos.

"Até o momento parece que teremos um modelo de dados...mas então o protocolo de transporte deveria variar", disse o diretor da área de aplicações da IETF, Patrik Faltstrom.

A escolha das categorias de propostas, que incluem subcomissões da Cisco Systems e da Microsoft, formam a base de diferentes padrões com um único centro de dados, ele disse. Por isso, será possível criar portões e abrir a porta para a compatibilidade dos comunicadores instantâneos, acrescentou Faltstrom.

Um grupo dentro da IETF, reunindo-se na semana passada para o encontro anual do conselho, selecionou cerca de três propostas diferentes entre 10 apresentadas. As propostas consideradas não incluem o projeto enviado à entidade pela AOL em junho, disse o diretor.

O grupo espera se reunir novamente no próximo dia 21 de agosto para discutir as semelhanças e as diferenças entre as três propostas selecionadas.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página