Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2002 - 15h24

Companhia City lança site para discutir a Metrópole

Publicidade

RICARDO PERUCHI
Editor interino de Informática da Folha Online

A Companhia City completa 90 anos e lança o site www.spsitecity.com.br.

O site, uma iniciativa da Divisão Cultural da empresa, engloba todos os processos de evolução da cidade e tem como proposta apresentar ao público suas fases de crescimento e transformação urbanística.

Além de oferecer dados históricos, o portal também promove troca de idéias e projetos para melhorar a qualidade de vida dos paulistanos.

Companhia City

O Vale do Anhangabaú nas primeiras décadas do século passado

Graças a seu extenso banco de dados com preciosos acervos fotográfico, de mapas e documentos e também de peças publicitárias, a empresa tem à frente um rico material para fazer o site crescer. Episódios pouco conhecidos da história da cidade estão também catalogados.

Companhia City

A urbanização chega ao Vale em meados do século XX

Um exemplo é a história de um urbanista inglês, Barry Parker, que veio para o Brasil à convite da Cia City para desenhar e buscar formas de concretização de três loteamentos: Jardim América, Pacaembu e Alto da Lapa. O trabalho era inédito no país e ele passou a trabalhar em parceria com a Prefeitura.

Parker se dedicou às obras de remodelação do jardim público da Avenida Paulista, o atual Parque Siqueira Campos. O objetivo dessa intervenção era integrar natureza e civilização urbana e ele queria também integrar o Parque Trianon com o Masp — projeto que encontra ressonância ainda hoje.

Companhia City

O Vale atualmente e os novos desafios da urbanização

O site tem como objetivo ser um canal centralizador e de intercâmbio de informações sobre a metrópole. Além de incentivar a discussão de projetos dirigidos à expansão organizada e revitalização da cidade, o SPSiteCity orienta como moradores podem melhorar a região em que vivem.

Trabalho de coordenação
"O trabalho desenvolvido pela Companhia City nos permite travar contato com muitos arquitetos, urbanistas, historiadores e pesquisadores que estão desenvolvendo diversos trabalhos de resgate e práticas de cidadania, mas muito restritos ao meio acadêmico", explica Nancy Assad, diretora cultural da empresa.

"Congregar esforços é o objetivo do site, que trará muito sobre a formação histórica e a ocupação de São Paulo e, consequentemente sobre a ocupação dos bairros", acrescenta a coordenadora do projeto.

A página traz cinco núcleos: formação histórica da cidade de São Paulo, memória dos bairros, megalópoles, planos e projetos urbanísticos e gestão urbana e práticas de cidadania.

Há, ainda, um espaço reservado para abrigar diversos links, estudos e trabalhos disponíveis na internet e está aberto a colaborações.

A iniciativa conta com o apoio da Cultura Inglesa e Secretaria de Estado da Cultura e incentivo cultural do Escritório Júlio Abe, Emplasa, ACM São Paulo, Instituto Fernand Braudel de Economia e do IGNEM (Instituto de Gestão de Negócios e do Meio Ambiente).

O site contou com um investimento inicial de R$ 40 mil e será mantido por colaboradores. A Cultura Inglesa está fazendo as traduções para o inglês de todo o conteúdo, que será disponibilizado em sites de busca internacionais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página