Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2002 - 16h27

São Paulo ganha presentes on-line em seu aniversário

Publicidade

RICARDO PERUCHI
Editor interino de Informática da Folha Online

São Paulo comemora seu aniversário também na internet e ganha três iniciativas que mostram melhor a cidade e oferecem serviços à população.

O São Paulo Convention & Visitors Bureau lança um site específico para turistas. O www.visitesaopaulo.com oferece as opções de bares, casas noturnas, cinemas, exposições, festas, restaurantes, parques, entre outras. Há informações sobre hospedagem com promoções e pacotes para o Carnaval.

O usuários do site Apontador em São Paulo agora podem visualizar fotos áreas de pontos turísticos da cidade como o Teatro Municipal, Masp, Museu do Ipiranga, Parque Ibirapuera, Zoológico, entre outros. São 17 fotos em boa resolução.

Além das fotos, o Apontador informa o endereço das localidades e a melhor rota para visitá-los de carro ou a pé.

"Aproveitamos o aniversário de São Paulo para oferecer esse presente. Apesar de todos os seus problemas, São Paulo sempre será uma cidade muito atrativa e cativante. E na correria do dia a dia às vezes nos esquecemos de admirá-la", declara Valdir Leme, diretor de operações da Mobiminds, empresa responsável pelo Apontador.

Geomarketing
O mercado de mapas digitais ganha uma ferramenta que vai contribuir para a localização e análise espacial, um mapa associado a fotos aéreas em alta resolução.

Voltada para o setor corporativo, a Multispectral acaba de criar um acervo de 4.100 mil fotos feitas no final do ano passado em 39 cidades da Grande São Paulo e 24 da região de Campinas e Sorocaba. Produzidas através de avião, em baixa altitude e com equipamento especial, as fotos oferecem uma resolução quatro vezes superior em relação às geradas por satélite.

O acervo fotográfico, que irá abrigar imagens das principais cidades brasileiras, ainda em 2002, é a primeira fase de uma grande operação que vai resultar na atualização e, principalmente, na sofisticação da maior base digital de dados do país, que possui milhares de cidades mapeadas e pertence à Multispectral.

"É o primeiro mapa digital integrado com imagem disponível até na internet", ressalta Maximiliano Donozor Pacífico, diretor da Multispectral, que investiu mais de R$ 200 mil nesta primeira fase.

Com o novo recurso, produtos como CidadeRuas, CidadeEmpresas e CidadeCEP estarão disponíveis a um baixo custo para obtenção de macro-estudos territoriais de interesse.

Além de disponibilizar esses dados para aquisição e instalação no software dentro da empresa, tais produtos poderão também ser disponibilizados para empresas de AVL, logística e estudos de mercado através do www.geoportal.com.br.

Um banco de dados com 3,6 milhões de registros de empresas, segmentado por faturamento, ramo de atuação e número de funcionários completam essa base digital, para a análise estrutural, industrial e econômica das várias regiões do país.

Estas informações estão disponíveis através, ainda, dos mapas BrasilPolítico, BrasilRodovias, BrasilCEP, BrasilSocial e BrasilEmpresas, utilizados por marcas como Coca-Cola, Autotrack, Souza Cruz, Petrobrás, White Martins, Telefônica, Bradesco, Peugeot, Fedex, Ambev e muitas outras.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página