Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2002 - 16h55

Infineon cria novo material para chips de transmissão de dados

Publicidade

da Deutsche Welle

Um grupo de pesquisadores da Infineon, subsidiária da multinacional Siemens, desenvolveu um novo chip de alta velocidade para a comunicação de dados. A apresentação do novo produto foi feita esta semana na Conferência de Semi-Condutores de São Francisco, nos Estados Unidos.

O novo chip desenvolvido pela Infineon é também mais resistente e consome menos energia elétrica, o que é muito importante para os computadores portáteis. O consumo de apenas um miliwatt (mW) é um décimo do convencional.

O novo material pode transmitir 51 bilhões de oscilações por segundo. O tamanho do chip protótipo também foi um recorde. Suas dimensões são de apenas meio milímetro por 0,9 mm.

O resultado das pesquisas concluiu que num futuro próximo será possível uma internet mais rápida e mais barata. No mês passado, a Infineon já havia recebido o prêmio de Inovação Econômica da Alemanha pelo desenvolvimento dos novos semi-condutores.

Nas atuais redes de telecomunicação o fluxo de dados atinge vários gigabites (um bilhão de bits) por segundo em alguns nós. Atualmente, apenas materiais muito caros, como silício e gálio, eram capazes de transportar tamanho volume de informações.

Os principais objetivos dos pesquisadores eram aumentar a velocidade dos semi-condutores e trabalhar os metais complementares do óxido de silício para baratear os custos dos elementos usados na fabricação dos chips.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página