Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2002 - 05h02

Sistema GSM deve chegar ao Brasil neste ano

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Os celulares GSM vão estrear no Brasil em abril deste ano. Essa pelo menos é a promessa da Telemar, que diz entrar em ação com a Oi (sua operadora de celular para a banda D) naquele mês.
A Telemar comprou em fevereiro do ano passado a permissão para operar na banda D, que funciona na faixa de 1.800 MHz e permite a adoção da tecnologia GSM.

Nesse mesmo leilão, duas outras licenças foram adquiridas pela Telecom Italia Mobile (TIM). Antes de iniciar o serviço, porém, é preciso cumprir todas as metas de universalização da telefonia fixa impostas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A Telemar declara já ter cumprido todas as metas.

A assessoria da Anatel não confirma a afirmação, mas diz que a empresa já está com sua situação adiantada e passa por um processo de auditagem.

De início, a Telemar já promete a tecnologia GPRS (a geração 2,5 do padrão GSM) para Rio e Minas Gerais e para Salvador, Recife e Fortaleza. A adoção desse sistema permitirá o fornecimento de banda larga via celular nessas regiões.

Já a Brasil Telecom, que tem uma parte das ações controladas pela TIM, ainda não apresentou o processo de antecipação das metas para telefonia fixa, o que impede que, por enquanto, a TIM avance na área de telefonia móvel.

Segundo a Brasil Telecom, essa foi uma opção baseada nas condições do mercado, que não teria demanda para o número de linhas previstas pela Anatel. A assessoria da TIM não quis falar sobre a questão e nem informou quando irá começar suas operações.

Leia também:

  • Sistema GSM chega ao Brasil neste ano

  • Feira mostra futuro da internet sem fio

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página