Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2002 - 14h40

Falha de script deixa milhões de sites vulneráveis a hackers

Publicidade

da Folha Online

Uma falha de script na linguagem PHP, muito utilizada por desenvolvedores de sites por ser de código-fonte aberto, permite a hackers comprometer a segurança dos milhões de sites por todo o mundo que usam o servidor web Apache com os sistemas operacionais Linux ou Solaris.

John Ullrich, diretor de tecnologia da SANS Internet Storm Center e membro do grupo de engenharia PHP, descobriu a falha e acredita que alguns grupos de hackers já tenham ferramentas para explorar o problema.

"Na verdade, a falha não pode ser explorada facilmente", disse Ullrich ao site de notícias norte-americano Cnet.

A linguagem de script PHP —cuja sigla significa "Personal Homepage"— foi criada para desenvolver simples páginas pessoais. Com o tempo, tornou-se uma base de programação para criar sites com software de código aberto, inclusive com Linux e o banco de dados MySQL.

Ela funciona, por exemplo, com os servidores web Apache (de código-aberto), IIS (da Microsoft) e iPlanet. Com o IIS, servidor que já teve inúmeros problemas de segurança, o PHP parece não ser vulnerável.

As falhas podem tirar do ar servidores ou permitir que hackers acessem o sistema que possua as versões 3.10 a 4.1.1 do PHP. Segundo Ulrich, os sites que usam Linux ou Solaris devem atualizar o software para a versão mais recente (a 4.1.2) o que resolve o problema.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página