Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2002 - 17h09

Toca-MP3 da Apple pode "roubar" softs em lojas de computador

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática da Folha Online

Norte-americanos estão usando o toca-MP3 iPod, da Apple, para algo mais do que simplesmente ouvir música. Segundo a revista Wired, usuários do aparelho "roubam" programas inteiros de computadores expostos em lojas de informática.

A reportagem, publicada no site da revista, conta a história de Kevin Webb, um consultor de Dallas. Ele presenciou um adolescente roubando uma cópia do programa Office X para Mac na loja CompUSA. A suíte de programas da Microsoft custa mais de US$ 500 nos Estados Unidos.

O jovem teria parado em frente a um Macintosh exposto na loja e conectado seu iPod à máquina com um cabo FireWire. Segundo Webb, ele baixou o Office X para Mac inteiro do disco rígido do computador —um download de 200 MB que, por uma conexão FireWire, demora menos de um minuto para ser concluído.

"Eu observei o jovem e fiquei surpreso, porque era uma coisa simples de fazer", disse Webb. "No universo Mac, é fácil conectar dois aparelhos e sair copiando as coisas."

O iPod é perfeito para a prática. Mesmo sendo um equipamento de pequeno porte, ele possui um disco rígido de 5 GB que pode ser utilizado para guardar qualquer tipo de arquivo. Quando o aparelho é conectado ao Mac, aparece um ícone da área de trabalho. Para copiar qualquer arquivo, basta arrastá-lo para o ícone com o mouse.

Por utilizar conexão FireWire, o iPod consegue transmitir arquivos enormes em segundos. Além disso, o aparelho tem uma proteção contra pirataria de músicas que impede a cópia de uma canção de um computador para outro —mas não impede a cópia de arquivos comuns.

Os próprios programas mais recentes da Microsoft para Mac também facilitam a operação. Office, Internet Explorer e Outlook, por exemplo, mantém cópias em seus próprios diretórios dos arquivos que são utilizados pelo sistema operacional.

Assim, mesmo que o cidadão copie apenas a pasta do programa, ele funciona. Num PC, por exemplo, copiar só a pasta do Office não adiantaria, pois o programa instala diversas bibliotecas (os famosos arquivos DLL) no diretório do Windows. Sem elas, o Office não funciona.

Segundo a Wired, Webb procurou um funcionário da CompUSA para dizer que o jovem estava "roubando" uma cópia do Office X em seu iPod. "Mas ele olhou para mim como se eu fosse o ser mais inocente do mundo", disse o consultor. Representantes da loja e até mesmo da Apple recusaram comentar o assunto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página