Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2000 - 03h15

Como fazer videoconferência pela rede

Publicidade

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S. Paulo

Faça ligações intenacionais ou interurbanas e veja seu interlocutor na tela. Tudo isso pagando preço de ligação local. A videoconferência pela Internet é possível com o auxílio de algumas ferramentas. Além do micro conectado à Internet, você vai precisar de um microfone, placa de som, um par de alto-falantes, uma câmera de vídeo e um programa especial.

A desvantagem da videoconferência pela Internet fica por conta da obrigação de seu interlocutor ter de usar o mesmo programa. E mais: a ligação só pode acontecer com horário previamente marcado dos dois lados. Claro que os dois precisam estar conectados à Internet durante a conversa. Em muitos casos, a diferença do fuso horário atrapalha.

O programa para videoconferência mais conhecido no mercado é o "NetMeeting". É gratuito e faz parte do pacote do navegador "Internet Explorer".

Se, durante a instalação do navegador da Microsoft, você não tiver incluído o programa de videoconferência, ponha o disco no leitor de CD e procure pelo produto.

Outra opção é entrar no site da empresa (www.microsoft.com/windows/netmeeting) e pegar a última versão, a 3.01, que serve para os sistemas operacionais "Windows 95/98". Ao abrir a página de download, escolha o idioma desejado. Se o seu navegador estiver em português, melhor optar pela Portuguese (Brazilian) Language Version. Depois de instalar o "NetMeeting", o internauta vai verificar que existem servidores com listas de usuários por assunto e faixa de idade.

Se quiser falar com alguém em especial, terá de dizer no campo de registro que é para uso privado, caso contrário corre o risco de receber chamadas de internautas loucos por cibersexo.

Um dos primeiros programas que ofereceram videoconferência pela rede mundial foi o "CUseeMe", na época, da White Pine Software. Fez muito sucesso há quatro anos. Hoje, a companhia (www.cuseeme.com) oferece versões do programa para a família e para uso em escritórios. A Intel (www.intel.com/pccamera) também tem a Intel PC Camera Pro. Custa US$ 79 e vem com software.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página