Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2002 - 16h08

Morpheus vai adotar sistema contra pirataria de música

Publicidade

da Folha Online

A StreamCast, empresa criadora do programa de troca de músicas Morpheus, revelou planos de adotar um sistema antipirataria para proteger os direitos autorais de artistas que desejem publicar suas músicas e cobrar pelos downloads.

Depois de sair do ar e retomar o serviço com a rede Gnutella, o Morpheys recebeu na semana passada uma má notícia -ao lado de KaZaA e Grokster, o soft será julgado em outubro nos Estados Unidos por infração de direitos autorais. Gravadoras e Hollywood estão por trás do processo.

Com a nova tecnologia, a StreamCast entra no mesmo caminho já tomado pelo Napster. Após um verdadeiro bombardeio judicial, o programa criado por Shawn Fanning saiu do ar, acabou sendo "comprado" pelo grupo de mídia dono da gravadora BMG e agora pretende voltar ao ar com um serviço pago de troca de canções.

O plano entra em vigor a partir de 1º de abril, mesmo dia em que sai a nova versão do Morpheus.

Steve Griffin, diretor da StreamCast, afirmou que a promoção de artistas independentes foi uma iniciativa de negócios. Segundo ele, o Morpheus e seus usuários foram "atacados" —a culpa seria da empresa européia criadora da rede FastTrack, da qual o software se desligou.

O KaZaA, um dos antigos parceiros do Morpheus na rede FastTrack, afirma, no entanto, que a StreamCast parou de pagar licenças para o uso do software e da rede FastTrack.

Migração de internautas
Milhões de usuários migraram, desde a semana passada, do Morpheus para o KaZaA. Isso porque, desde a adoção da rede Gnutella pelo Morpheus, o sistema anda mais lento e carregado. O próprio Gnutella, que deveria ter substituído o Napster no vácuo deixado pelo fechamento do programa, só não decolou devido às complicações de sua rede.

O KaZaA então aproveitou a situação. A empresa australiana que comprou o sistema aproveitou e divulgou em seu site slogans como: "Usuários do Morpheus: mudem para o KaZaA e sintam-se em casa".

Com isso, algumas centenas de milhares de usuários do Morpheus realmente migraram. Nos momentos de pico, o KaZaA chega a registrar mais de um milhão e meio de usuários conectados. Para suportar o fluxo de internautas, o KaZaA inclusive lançou uma nova versão de seu programa de troca.

Música Digital Leia mais e veja como pegar MP3
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página