Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2002 - 04h35

Feira mostra a internet em toda parte

Publicidade

JOSÉ GALISI FILHO
da Folha de S.Paulo, em Hannouver

A internet móvel em alta velocidade está pronta, aqui e agora. Essa é a mensagem da maior feira mundial de informática e telecomunicações, a Cebit, que termina hoje em Hannover, Alemanha, depois de uma semana de Woodstock tecnológico, em que cada empresa procurou mostrar sua visão do futuro -que é já, imediatamente.

E a principal demonstração disso é a internet onipresente, acessada por meio de micros de mão ou celulares que fazem tudo, sem fios e sem conexão com o velho e bom computador de mesa.

"O PC não está mais no centro do processo", disse na feira Leopold Bonegl, chefe alemão da Sony. "Cada aparelho deverá estar a partir de agora plugado em outro. O boom do PC individual dos anos 90 dá agora lugar a aparelhos mais hábeis."

O celular, por exemplo, já sabe fotografar: o lançamento do modelo 7650 da Nokia faz a combinação de telefone e câmera e permite o envio de fotos pela rede celular. Para outubro, a empresa pretende lançar um celular capaz de editar imagens.

A gigante finlandesa adiantou que ainda neste ano terá os celulares de terceira geração (3G), com capacidade de transmissão de alta velocidade, apesar de prever que a transição vá acontecer gradualmente, "em vários anos", segundo Matti Alahutha, presidente da empresa.

A Motorola apresentou seu primeiro modelo 3G, o A820, que também marca, segundo seu presidente, Mike Zafirovski, uma nova etapa no design dos produtos da empresa. A companhia norte-americana também apresentou seu celular integrado, o modelo A388, que pode transmitir e receber e-mails além de oferecer outros recursos comuns aos computadores de mão.

A coreana Samsung também mostrou suas garras no setor de telefonia internética, apresentando oito modelos GSM (padrão europeu para celulares).

Ao mesmo tempo, a tecnologia Bluetooth para transmissão sem fio via ondas de rádio parece ter finalmente chegado às massas, depois de três anos de lento florescer. Mais de cem empresas apresentaram na Cebit produtos compatíveis com o sistema.

A sueca Au-system, por exemplo, mostrou um relógio-telefone que pode transmitir dados para micros pelo sistema Bluetooth.

E a HP, principal fabricante mundial de impressoras jato de tinta, anunciou sua primeira impressora que vai utilizar a tecnologia, a DeskJet 995c. Além disso, lançou um adaptador Bluetooth para o modelo 350c.

Com agências internacionais

Leia também:

  • Feira CeBITmostra a internet em toda parte

  • Confira produtos que foram destaque na Cebit 2002

  • Crise faz cair número de empresas do evento

  • Aparelho emite sons do celular

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página