Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2002 - 04h56

Tocador promete acelerar vídeos pela rede

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Lançada sem muito alarde, a versão final do tocador audiovisual RealOne mantém os recursos presentes na versão de testes, que chegou à internet em dezembro e unifica os programas RealPlayer (para assistir a vídeos pela rede) e RealJukebox (para gravar e organizar arquivos MP3).

A novidade do programa está na tecnologia TurboPlay, que promete facilitar as transmissões por streaming -sistema em que o arquivo vai sendo descarregado à medida que é visto, sem exigir download prévio.
Quando o usuário tenta acessar um vídeo por streaming convencional, precisa esperar vários segundos até que o PC armazene um pedaço da transmissão.

Além de retardar o início do vídeo, essa característica atrapalha a utilização das funções de avanço e retrocesso, pois o armazenamento precisa ser refeito sempre que os comandos são acionados.

Segundo a RealNetworks, o sistema torna o carregamento inicial (buffering) até cinco vezes mais rápido.

De acordo com a empresa, os sites que já transmitem via rede não precisarão atualizar seus arquivos ou equipamentos.

Há duas falhas: além de exigir uma conexão de banda larga, o TurboPlay só está disponível na versão paga do RealOne, cuja utilização custa US$ 9,95 mensais, pois inclui serviços de música on-line. A Microsoft está testando um recurso similar, que se chama Fast Stream (www.microsoft.com/Windows/windowsmedia
/thirdgen/default.asp) e é compatível com o Windows Media Player.

Embora mais simples, a versão gratuita do RealOne oferece bons recursos: além de tocar arquivos de vários formatos, o soft traz um guia de rádios on-line e grava discos. Para obtê-lo, visite o site www.real.com/player/index.html e clique no link Português. Na janela que será exibida, selecione as opções English e United States. Para completar, clique em Free RealOne Player e faça o download (8,52 Mbytes).

Controle remoto
Enquanto grandes empresas de software aperfeiçoam seus tocadores, os criadores do StreamJack procuram chamar a atenção com um recurso diferente: o programa, que ainda apresenta falhas, mas pode ser testado gratuitamente por 15 dias (www.streamjack.com), permite que o usuário ouça músicas gravadas no disco rígido do micro a partir de qualquer PC conectado à rede.
(BG)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página