Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2002 - 14h06

Hotmail e Yahoo! cobrarão por serviços gratuitos de e-mail

Publicidade

da Folha Online

Na tentativa de consolidar suas operações na internet, Microsoft e Yahoo! —donas de dois dos maiores portais norte-americanos na internet— tentam convencer os internautas a migrar dos serviços de e-mail gratuitos para sistemas pagos com serviços adicionais.

Usuários do webmail do Yahoo! que utilizam redirecionamento de mensagens e recepção de e-mails POP3, serviços até agora gratuitos, terão até o dia 24 de abril para se cadastrarem no sistema pago.

Depois dessa data, os serviços só estarão disponíveis para quem quiser —ou puder— gastar US$ 19,99 ao ano para usar o Yahoo! Mail.

No caso do Hotmail, alguns internautas têm reclamado do esvaziamento de suas caixas de entrada sem nenhum alerta. Mensagens voltam para os remetentes depois que a conta do usuário excede o espaço de 2 Mbytes —cerca de 200 e-mails sem anexos.

Ao mesmo tempo, a Microsoft tem iniciado uma forte campanha de um serviço premium do Hotmail, que custa US$ 19,95 ao ano e tem espaço ilimitado para as mensagens.

Mas internautas no Brasil que possuem contas de e-mail no Yahoo! e no Hotmail não devem se preocupar. As duas empresas não têm planos de cobrar por serviços adicionais de e-mails no país

Segundo Guilherme Ribenboim, diretor de e-commerce do Yahoo! Brasil, os recursos extras do site norte-americano não estão disponíveis no site brasileiro. "Além disso, a maturidade do mercado norte-americano é maior. Lá os provedores de e-mail gratuito estão pouco a pouco começando a cobrar, mas no Brasil essa não é a realidade", afirma.

Fim da era gratuita
O Yahoo! diz que a mudança vai melhorar a qualidade do webmail e reduzir a quantidade de spam trocada por sua rede. Mas os US$ 92,8 milhões de prejuízo que a empresa registrou no ano passado certamente falam mais alto que a simples qualidade de serviço. Parece ser este o fim da era do "tudo de graça" na internet.

Mostra disso é a política cada vez mais dura da Microsoft para com os usuários do Hotmail, que já são mais de 110 milhões em todo o mundo. No ano passado, a empresa disse que baniria internautas que ficassem mais de um mês sem visitar suas contas —antes, o prazo era de 45 dias.

Depois, no final do ano, o Hotmail passou a ter uma assinatura para usuários que quisessem caixas com mais de 2 Mbytes e sem a necessidade de acesso mensal. O serviço custava US$ 12,95, mas aumentou para US$ 19,95 em dezembro.

Segundo a Microsoft, os usuários do Hotmail passarão a receber um alerta quando suas caixas de mensagens chegarem perto de 1,8 Mbyte. Depois de 2 Mbytes, o usuário pode ler e deletar e-mails, mas as mensagens que chegarem serão devolvidas, e o envio de e-mails pela conta será bloqueado até que o usuário livre algum espaço.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página