Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2002 - 04h24

Celular com palmtop foi destaque de feira

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A feira Telexpo, cuja última edição aconteceu em São Paulo na semana passada, costuma se destinar a empresas: além de restringir o acesso a convidados e profissionais de telecomunicações, o evento destaca produtos e serviços corporativos, cuja influência sobre o usuário comum é indireta. Mas, neste ano, a feira reuniu vários aparelhos que podem interessar o consumidor individual. Um dos estandes mais voltados ao usuário doméstico foi o da Panasonic, que mostrou vários aparelhos.

Dentre os modelos expostos, os mais interessantes são a câmera fotográfica digital DMC-LC50, que tem resolução de 4 Mpixels (2.240x1.680 pontos), a máquina multiuso SV-AV10, que oferece menos qualidade, mas grava até 880 imagens de baixa resolução ou 22 minutos de vídeo em um cartão de memória de 64 Mbytes, e o toca-DVD portátil LA95, que possui uma tela de cristal líquido com nove polegadas.

Os valores divulgados pela Panasonic são questionáveis: embora um representante da empresa tenha estimado o preço de lançamento de um gravador de DVDs em R$ 4.000, o mesmo aparelho custa US$ 1.500 nos Estados Unidos. Considerando a cotação do dólar, o frete e os encargos derivados do imposto de importação, o custo sugerido para o mercado brasileiro soa irreal.

Por outro lado, cabe lembrar que a empresa tem uma linha de montagem em Manaus, o que pode reduzir tarifas alfandegárias. Para verificar o preço efetivo dos aparelhos, o consumidor terá de esperar até setembro, mês em que a Panasonic promete lançá-los.

A Telexpo também foi palco para telefones celulares. Várias empresas expuseram modelos sofisticados, que incorporam funções presentes em micros de mão. Mas é preciso ter paciência: boa parte dos modelos só funciona no padrão GSM, que ainda não chegou ao Brasil. Uma exceção é o LG SD1000, que tem tela colorida e é compatível com o sistema de transmissão CDMA, já disponível no país.

Um dos aparelhos mais avançados é o Nokia 7560, que traz embutida uma máquina fotográfica e tem funções de palmtop. Outro destaque em exposição no estande da empresa foi o 9210 Communicator, que se parece a um celular comum, mas esconde um teclado alfanumérico completo e acessa a internet.

A Motorola também mostrou portáteis na Telexpo. Combinando funções de telefone e micro de mão, o A388 possui tela monocromática, 8 Mbytes de memória e um software para receber e-mails. No estande da Samsung, o destaque foi o micro de mão Nexio, que usa o sistema operacional Windows CE e oferece uma tela colorida com boa resolução. A Sony Ericsson mostrou o T68i, telefone que pode ser acoplado a uma câmera digital. As empresas de celular não divulgaram o preço dos aparelhos expostos.
(BG)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página