Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2002 - 04h07

Entenda o sistema de pagamentos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Você sabe a diferença entre um DOC (Documento de Ordem de Crédito) e uma TEC (Transferência Eletrônica Disponível)? E que o seu banco pode passar a cobrar mais pela compensação de cheques abaixo de R$ 5.000? Não? Então alguns sites podem ajudar você a descobrir o que é o novo SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

A partir do dia 22 de abril, o SPB mudará a forma de pagar e receber dinheiro. Ele permitirá a transferência de dinheiro para pagamentos, depósitos ou para qualquer outra finalidade por meio eletrônico on-line, ou seja, em tempo real.

Para você se inteirar do SPB, a Folha selecionou alguns sites que explicam de maneira didática quais serão as mudanças na rotina financeira das pessoas.

Um bom começo pode ser pelo site do Banco Central (www.bcb.gov.br). Logo na página inicial, há um ícone sobre o SPB. Depois, o site oferece um material vasto sobre o assunto.

Não se preocupe com o "economês", pois as explicações são feitas em uma linguagem compreensível mesmo para quem não trabalha em mesas de operação de câmbio.

Clique na seção O SPB e Você e depois em Entenda o SPB. Essa página esclarece o que acontecerá com cheques, DOCs, aplicações financeiras e até com cartões de crédito. Se não bastar, as dúvidas podem ser tiradas em Faça sua pergunta, uma página com espaço para você escrever o que gostaria de saber. Esse material também está disponível em www.febraban.org.br, o site da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos).

Para os empresários, uma boa fonte é o site da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em www.fiesp.org.br. Tem um texto para quem quer entender os efeitos do SPB nas indústrias e uma seção de perguntas e respostas.

Seu banco
Verifique se o banco em que você tem conta corrente também não preparou nenhuma cartilha on-line para explicar o SPB.

O Citibank (www.citibank.com.br) oferece a qualquer internauta um guia bem elaborado sobre o SPB. Há seções dedicadas a pessoas físicas e jurídicas, um teste de conhecimento e um texto sobre o funcionamento do atual sistema de pagamentos.

O site do Banespa (www.banespa.com.br) também tem um ícone para quem quer entender o SPB. Para quem só quer tirar uma dúvida rápida, o dicionário do SPB que há nesse site pode ser bastante útil.

A equipe do Banco Real (www.real.com.br) também preparou um texto curto, mas bem explicativo, sobre o sistema.

O site do Banco Santos (www.bancosantos.com.br) tem uma explicação bem simples sobre o impacto do SPB para quem tem empresa.

Outros países
Para quem ficou interessado no assunto, há alguns sites internacionais. Visitando a página do BIS (Bank for International Settlements, em www.bis.org), o internauta pode conhecer o sistema de pagamentos usado em diversos países.

Em http://www.ecb.int/target/gi/tagientc.htm, pode-se conferir o sistema utilizado nos bancos centrais da Europa. A página do Federal Reserve (http://www.ny.frb.org), o banco central americano, também explica o modelo adotado nos EUA.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página