Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2002 - 17h48

BMG protege CDs de divulgação contra pirataria digital

Publicidade

da Deutsche Welle

Os CDs promocionais da gravadora BMG, pertencente ao grupo de mídia alemão Bertelsmann, terão um sistema para impedir sua cópia digital.

Há algum tempo a indústria fonográfica suspeita que os CDs dos novos singles e álbuns, distribuídos a jornalistas, estações de rádio e comerciantes, sejam utilizados como fonte de pirataria nas bolsas de troca da internet.

Diante disso, a BMG resolveu introduzir o sistema de proteção em todos os seus CDs promocionais, a começar pelos dos artistas Cee-Lo e Donnel Jones, que serão lançados ainda em abril.

As suspeitas baseiam-se em canções de Madonna, Paul McCartney, U2, Metallica e Van Halen, que foram divulgadas na internet antes mesmo do lançamento dos CDs. Em todos esses casos, as estações de rádio haviam recebido versões promocionais.

No entanto, há dúvidas de que esta medida traga resultados, pois em muitos casos os responsáveis pela pirataria são as próprias pessoas envolvidas na produção musical.

Além disso, os sistemas de segurança para impedir cópias digitais, por mais sofisticados que sejam, não têm evitado, por exemplo, a pirataria de jogos, que estão disponíveis na internet antes do seu lançamento oficial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página