Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2002 - 14h37

Troca de música pela web motiva venda de CDs, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

Os internautas que fazem download gratuito de canções estão mais inclinados a comprar CDs do que os internautas que não fazem troca de arquivos pela rede, de acordo com uma pesquisa realizada pela Jupiter Media Metrix.

Segundo a pesquisa, 34% de todos os usuários de programas de troca de arquivos on-line como KaZaA e Morpheus gastaram mais dinheiro com música depois que começaram a usar esses serviços, enquanto apenas 15% passaram a comprar menos CDs. Metade dos entrevistados disse que continua gastando o mesmo com música.

Entre os internautas que não usam os programas de troca de canções na web, 19% disseram comprar mais CDs nos últimos tempos, e 10% gastaram menos com música. Os outros 71% mantiveram seus gastos.

Outras tecnologias —como os gravadores de CD e as conexões de internet em alta velocidade— não tiveram impacto nos gastos do consumidor com música, indicou o estudo da Jupiter.

Costa larga
As gravadoras, porém, culpam a pirataria digital pela queda nas vendas de 5% no setor em 2001. A indústria fonográfica tem processado os serviços de troca de música, como o Napster, que está fechado desde o meio do ano passado.

O que o estudo da Jupiter indica vai na contramão da tese defendida pelas gravadoras. A pesquisa da Jupiter sugere que a troca de música on-line poderia incentivar a indústria, disse o responsável pelo levantamento Aram Sinnreich.

"A internet é a grande coisa que aconteceu na indústria musical, e as gravadoras estão perdendo a chance de ganhar dinheiro com isso", disse Sinnreich à agência Reuters.

Cresce troca de MP3
O número de programas e sites que permitem a troca de arquivos pela internet cresceu 535% durante os últimos 12 meses, segundo pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Websense.

Já são 38 mil os sites por toda a web que dispõem de programas e outros mecanismos de troca de arquivos, geralmente músicas, vídeos e software -todos protegidos por direitos autorais.

Segundo a Websense, 30% da lista dos downloads mais populares do site Download.com são aplicações chamadas P2P, sigla para "peer-to-peer", programas que interligam dois 'pares' (computadores conectados à web) e permitem a troca de arquivos entre eles.

com Reuters

Música Digital Leia mais e veja como pegar MP3
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página