Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Queda do Muro de Berlim

Um dos eventos mais importantes do século 20, a queda do Muro de Berlim completa 20 anos no próximo dia 9.


Mais resultados: 1 2
Comentários dos leitores
Elias kuster (40) 06/11/2009 18h18
Elias kuster (40) 06/11/2009 18h18
Que bom que o Muro caiu.
Grande significado para a História.
E ficou na História como símbolo de paz entre Soviéticos e Ocidentais.
Vamos dar um salto nessa mesma História que é construída dia após dia, e até segundo a segundo.
Imaginemos o nosso país e nossa História, que de igual maneira se constrói, também, de segundo em segundo.
Tantos Muros que precisam ser destruídos em nosso AMADO BRASIL. Vamos dar alguns exemplos:
++ Corrupção;
++ Políticos com ficha suja;
++ Superfaturamentos em obras públicas;
++ Desvio de dinheiro público;
++ Educação;
++ Saúde;
++ Segurança;
++ Todo tipo de Drogas,
++ Política paternalista;
++ Suborno;
++ Abuso de poder;
++ Enganação:
++ ....etc....etc....etc.............................................
Pois é, isso e muito mais, faria a diferença em qualquer país do mundo.
Mas precisamos derrubar os muros existentes entre o governo Federal, Estadual e Municipal, que insistem em aumentar a distância entre eles e o povo. Só que este povo precisa acordar e começar enquanto há tempo e resta algum fôlego. Vamos lá! e nós que escrevemos, graças a meios como a FOLHA DE SÃO PAULO, não vamos desistir nunca de fazer a nossa parte de incentivar a sociedade para fazer força contra esses MUROS.
22 opiniões
avalie fechar
Jorge Campos (4) 06/11/2009 17h40
Jorge Campos (4) 06/11/2009 17h40
Podemos chamar o Sr. Mikail de um verdadeiroestadista,pois contra tudo e todos ele feaz uma verdadeira reforma na antiga URSS, enquanto para as bandas de cá temos um presidente que não sabe de nada, que é capasz de apoiar o MST(Movimento dos Sem trabalho) e que mama nas tetas do Estado, sustentado pelo seu, meu e nosso dinheiro, que não é capaz de resolver os problemas de infra estrutura do País, que é capaz de apoiar um cidadão como Sarney e Collor e levando a reboque sr Renan Calheiros. Este é o PT(Partido da Tramoia), que está encastelado no poder. Nas próximas eleições precisamos dar um basta na camarilha encastelada no poder.Pois eles não sabem do mensalão, do dinheiro na cueca, do Marcos Valerio, todos estão lá, vamos agir enquanto é tempo pois ano que vem tem eleição. 21 opiniões
avalie fechar
Marcos cunha (68) 06/11/2009 14h13
Marcos cunha (68) 06/11/2009 14h13
O collor, com todos os defeitos, derrubou o muro da tecnologia.
O Fernando henrique, derrubou o muro da inflação,
E o Sr. LULA, esta ficando com os louros de tudo isto
Na minha opinião, o governo atual não fez nada a não ser os escandalos de corrupção, quando um esta fedendo demais, surge outro pra amenizar e desviar a atenção, ja houveram tantos casos que seria enfadonho falar deles agora.
Tomara que surja nesta lama que esta a nossa sociedade, alguém que tenha pulso e inteligencia para amenisar um pouco a situação, se continuar como está, o tráfico e a criminalidade vão tomar conta de tudo, aí não vai cair só o muro, vai cair a casa.
68 opiniões
avalie fechar
Domingos Aparecido (124) 06/11/2009 13h58
Domingos Aparecido (124) 06/11/2009 13h58
DUAS VIDAS E DOIS DESTINOS.
O Frits e o Hans tinham muita coisa em comum, nasceram na mesma cidade, estudaram no mesmo colégio e lutaram na guerra lado a lado na Alemanha. Em 1945 o Frits veio para o Brasil e começou trabalhar em uma indústria de confecções. Logo ele montou o seu próprio negócio e como era muito "caxias" não sonegava impostos, tirava nota de tudo e certinho. Não demorou e ele quebrou. Ficou devendo até as cuécas. Quando o Hans liga lá da Alemanha, ele fala: Na época da guerra inventaram um sistema de impostos aqui no Brasil que vigora até hoje, quem não sonega não sobrevive, aliás o ex-presidente da Receita disse na imprensa que o ano passado foram sonegados mais de 200 bilhões de reais.
Enquanto isso... veja que frase bonita: "Somos livres do jugo do pecado, por tomarmos o jugo de Cristo. É um jugo emparelhado em amor". Martinho Lutero.
Maranata.
27 opiniões
avalie fechar
Paulo Spirlandeli (36) 06/11/2009 11h15
Paulo Spirlandeli (36) 06/11/2009 11h15
José, eu concordo com você sobre a necessidade de se derrubar o nosso muro, mas quanto à corrupção, ela não está só na elite. Está na nossa cultura, desde o tempo dos portugueses no poder. Nosso povo acostumou-se a jogar a culpa na outra classe, no governo, nos portugueses e em tudo. No dia em que cada um resolver fazer a sua parte bem feita e assumir que a atitude vale mais que as palavras, sem esperar que somente os outros façam, as coisas vão começar a mudar. Fé sem ação de nada vale. Rezar depois que se pulou do prédio não evita a queda. Precisamos mudar a nossa atitude dia-a-dia, um por um.
Um dia a gente entende isso.
26 opiniões
avalie fechar
Leandro Alves (12) 06/11/2009 10h51
Leandro Alves (12) 06/11/2009 10h51
Normal o resultado da pesquisa mostrar uma queda de apoio ao capitalismo. Acredito que todas as pessoas - incluindo eu - criam uma esperança muito grande nas mudanças. Achamos que um novo governo ou um novo modelo social/econômico pode resolver rapidamente os problemas que nos cercam. Não podem. Isso depende de um processo contínuo, leva tempo e requer esforço de todos.
Só achei ruim o fato das pessoas perderem o entusiasmo com a democracia. Infelizmente uma grande parte acredita que democracia seja apenas poder eleger seus governantes. Não é. É um regime muito mais profundo que dá a liberdade de todos os indivíduos de questionarem, criarem novas idéias, e proporem mudanças à sociedade, a política, a economia, entre outras áreas.
1 opinião
avalie fechar
jose valias (322) 06/11/2009 10h33
jose valias (322) 06/11/2009 10h33
O muro de berlim ainda existe, não fisicamente, mas existe. Espero que os alemães, povo culto, de tradições seculares e tecnológicamente futurista, possa vencer este trauma e nos ajudar a derrubar o muro que separa socialmente o Brasil. De um lado a elite corrupta sobre os pilares de Brasilia, e de outro lado o povo sem educação, saúde, trabalho digno, assistência e condições de melhora. 10 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (391) 06/11/2009 10h28
Carlos Gonçalves (391) 06/11/2009 10h28
Nenhum muro entre os homens e mesmo entre nações se justifica. Mas há muros piores do que aquele que separou o povo alemão. O muro que protege corruptos, criminosos, políticos, magistrados, ditadores, entre outros tantos que ultrajam povos de boa vontade. Na fronteira EUA e México há mais mortes por ano do que o número de mortes em 50 anos de existência do muro de Berlim..
Os desvios de recursos promovidos por políticos e governos corruptos e outros agentes políticos e públicos matam muito mais. O muro que separa os interesses mesquinhos do ocidente contra o oriente esse também mata milhões e não se faz nada, todos concordam. O ministro francês disse que Kharsai, do Afeganistão é o homem deles, reconhecidamente como corrupto, sanguinário e outras qualidades desse naipe. Se essa referência posso usar para com o nosso presidente Lula, estamos em maus lençóis.
A resistência francesa não foi chamada de terrorista. Petain queria totalitarismo, De Gaulle criou a resistência com Jean Moulin. Petain foi prisioneiro perpétuo na ilha de Yeu. A Aliança do Norte produtora e traficante de cocaina e os EUA se aliaram a ela para lutar contra os talibans, órfãos da guerra afegã. Se essas forem as formas de se escolher aliados, mas parece nazi-facista que democracia e liberdade dos povos de escolherem livremente seus representantes e enquanto isso perdurar teremos muros piores que o de Berlin. Da ignorância, da miséria, da escravidão...
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (28)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página