Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2006 - 23h32

Extrema-direita avança na eleição regional alemã

Publicidade

da France Press, em Berlim

O Partido Social-democrata (SPD) ganhou as eleições regionais alemãs deste domingo em Berlim e em Mecklemburgo-Pomerânia ocidental (noroeste), segundo resultados parciais.

O SPD ganhou da União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, em Berlim, e leva vantagem em Mecklemburgo-Pomerânia ocidental, o Estado mais pobre da Alemanha. Os resultados refletem um descontentamento da população com o alto índice de desemprego do país e com o governo de Merkel.

O Partido Nacional Democrático Alemão (NPD), de extrema-direita, obteve 6,9% neste Estado, o que lhe permitirá ter cinco deputados no Parlamento.

É a segunda vez que o NPD entra no Parlamento desde 2004, quando participou do Parlamento da Saxônia (leste). O partido é a favor de a Alemanha fechar suas fronteiras para imigrantes.

Em Berlim, o Partido Social-democrata, dirigido pelo popular prefeito Klaus Wowereit, está na frente com uma ampla vantagem, 31,2% dos votos contra 21,6% da União Cristã Democrata (CDU), um dos piores resultados da história do partido conservador na capital. Os Verdes conseguiram um resultado melhor do que o partido de esquerda (ex-comunista), com 13% dos votos contra 12,7%, segundo os resultados parciais.

Em Mecklemburgo-Pomerânia ocidental, o SPD está na frente com 30,1%, contra 28,7% da CDU. O partido de esquerda obteve 18%.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre a chanceler Angela Merkel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página