Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2000 - 07h45

Sonda Cassini envia suas primeiras imagens de Júpiter

Publicidade

da France Presse
em Washington

A sonda Cassini enviou suas primeiras imagens a cores de Júpiter, que mostram uma espetacular estabilidade das características atmosféricas e climáticas deste planeta composto por gases, revelou ontem a Nasa (agência espacial dos EUA).

As imagens obtidas pela Cassini são curiosamente similares as enviadas ha mais de 21 anos pelas sondas Voyager 1 e 2, segundo Carolyn Porco, diretora do projeto Cassini na Universidade do Arizona.

"Obtivemos imagens incrivelmente precisas deste planeta, em um grande espectro que vai do ultravioleta ao infravermelho", destacou Carolyn Porco.

"As faixas escuras e claras e outras características em grande escala são estruturas quase permanentes que persistem, apesar da intensa atividade microclimática da atmosfera."

Esta estabilidade nas características climáticas é comum nos planetas que, como Júpiter, não têm uma superfície sólida, segundo os cientistas.

Ao contrário da Terra, onde as nuvens são formadas só por vapor d'água, Júpiter tem nuvens compostas por diversos gases e de diversas cores, que são arrastadas por correntes atmosféricas ascendentes e descendentes.

A sonda Cassini está atualmente a 81,3 milhões de quilômetros de Júpiter, após ter passado sem problemas pelo cinturão de asteróides do sistema solar. A Cassini se dirige agora para Saturno, onde deve chegar em julho de 2004.



Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página