Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2006 - 17h05

Casa Branca confirma encontro de Bush com Abbas na ONU

Publicidade

da France Presse, em Nova York
da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reunirá com o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, nesta quarta-feira (20) em um encontro paralelo à Assembléia Geral das Nações Unidas, confirmou a Casa Branca nesta segunda-feira.

"Apoiamos as vozes da moderação. Obviamente o presidente Abbas é uma delas. Ele está comprometido com a paz e trabalhamos com ele e continuaremos fazendo isso", explicou o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Stephen Hadley.

Este será o primeiro encontro dos dois dirigentes desde outubro de 2005.

O governo palestino já havia antecipado a notícia neste sábado (16), após um encontro, em Ramallah (Cisjordânia), entre Abbas e o cônsul-geral dos Estados Unidos em Jerusalém, Jacob Walles.

O presidente da ANP deve interromper as negociações com o Hamas para a formação de um novo governo até o seu retorno dos Estados Unidos.

Nabil Amre, assessor de Abbas, disse neste domingo que Abbas prefere esperar, porque o "Hamas se retratou dos acordos e não aceita as exigências do Quarteto [ EUA, União Européia, Rússia e ONU].

No entanto, horas depois do anúncio o movimento islâmico Hamas, do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, afirmou que as negociações continuariam.

Segundo o assessor do presidente palestino, a cautela de Abbas se deve às declarações feitas neste sábado por Haniyeh, que deve encabeçar também o próximo governo, que disse que o Hamas "não reconhecerá os acordos assinados" e que "só trabalhará com eles o que for de interesse do povo palestino".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página